Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Mostra organizada pelo Nescon é destaque da programação

Cerca de 300 pessoas participaram ontem do primeiro dia do Seminário Atenção Primária à Saúde: Perspectivas e Desafios para o Século XXI. Promovido pelo Nescon/UFMG e Associação Mineira de Saúde Coletiva (AMEP), o evento discute temas como educação médica, gestão na Atenção Primária, promoção da saúde entre outros, considerados desafios da Atenção Básica no Brasil e no mundo.

Voltado para profissionais de saúde de todas as áreas, o seminário, que vai até amanhã (29), traz representantes do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, e outras entidades.  A programação inclui palestras, mesas-redondas, conferências,além de atividades comemorativas dos dez anos da Amep. Na solenidade de abertura, prevista para hoje a noite (28), tomará posse a nova diretoria da associação, logo após a conferência magna com Dr. Eugênio Vilaça Mendes, consultor da SES/MG.

Mostra de Saúde da Família
Outro destaque da programação é a mostra “Saúde da Família: um olhar para a Atenção Primária”. Trata-se de uma exposição com trabalhos de alunos do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (Ceabsf), realizado pelo Nescon. São, ao todo, 40 pôsteres, que discutem aspectos relacionados ao cotidiano de atuação de médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas ligados à rede básica de saúde. “Os alunos pegaram uma face da realidade em que trabalham, nos seus municípios, e fizeram um diagnóstico situacional.

Essa é uma forma de mostrar às pessoas a cara da saúde pública em todo o estado, além do fato de que o Ceabsf não é uma formação meramente acadêmica. É contextualizada, ou seja, ligada diretamente às diversas questões com que tem que lidar os profissionais do SUS”, explica Edison Corrêa, coordenador em exercício do Nescon.

A idéia é que a mostra seja repetida no próximo encontro de tutores do curso em junho, ainda sem data definida, e percorra também os Pólos Municipais de Apoio à Educação Superior do Ceabsf (Araçuaí, Belo Horizonte, Campos Gerais, Corinto, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Uberaba). “Queremos também transformar o conteúdo dos pôsteres em um livro eletrônico, que ficará disponível na web para quem quiser consultar”, completou Corrêa.


Redação :
Comunicação Nescon – (31) 3409 9790
comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br

Fotos: Nereu Agnelo Cavalheiro e Zirlene Lemos

    Contador de visitas: 200 visualizações

    Veja também: