Notícias Externas

Seminário abordará sexo e gênero no período da infância


Publicado em: AgendaExternas - 22 de agosto de 2016

ocaA Faculdade de Medicina da UFMG receberá, no dia 31 de agosto, o seminário “Trans – sexo e gênero no tempo da infância”, promovido pelo Observatório da Criança e do Adolescente (OCA). O evento será às 19h30, no Salão Nobre da Unidade e é destinado a profissionais da área da saúde. As inscrições têm o valor de 20 reais e podem ser feitas no site do evento.

Segundo a professora do Departamento de Pediatria da Faculdade, Cristiane Freitas, o objetivo do seminário é ampliar a discussão sobre gênero, que ainda é pouco debatida no período da infância. “Esse é um assunto muito atual. Porém, as discussões sobre sexo e gênero na infância ainda são tímidas. Precisamos trazer esse debate para dentro da Faculdade de Medicina”, afirma.

O evento contará com apresentação de trabalhos desenvolvidos pelo OCA e a palestra do psiquiatra e psicanalista em Bordeaux, na França, Daniel Roy. A conferência terá tradução simultânea e haverá entrega de certificado no final.

 

Confira a programação:

19h40 – INTERVENÇÃO I – O intersexo como paradigma

Ser amado, não por aquilo que se tem entre as pernas (Por Fernando Siqueira)

 

20h00 – INTERVENÇÃO II –  Hermafroditismo verdadeiro: desejos cruzados entre familiares e clínicos

Menino ou menina? O que pode o psicanalista (Por Cristina Vidigal)

 

20h20 – INTERVENÇÃO III – Conferência

“Trans” – Sexo e gênero no tempo da infância (Por Daniel Roy)

 

Observatório da Criança e do Adolescente

O OCA é um Observatório que congrega núcleos de pesquisa, ensino e extensão da Faculdade de Medicina, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Faculdade de Educação da UFMG, do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental (IPSM-MG) e do Centro de Estudos Interdisciplinares sobre a Criança (CIEN).

 

 

    Contador de visitas: 666 visualizações

    Veja também: