Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Internas

Seminário traz reflexão sobre violência na Faculdade de Medicina


Publicado em: AgendaInternas - 22 de novembro de 2016

FACEBOOK_SEMINÁRIO_VIOLÊNCIA E UNIVERSIDADEA Faculdade de Medicina sediará, no dia 29 de novembro, a partir das 17h, o seminário “Violência e Universidade: uma reflexão acadêmica”, no Salão Nobre da Unidade, promovido pelos colegiados dos cursos de Medicina, Fonoaudiologia e Tecnologia em Radiologia. O evento vai contar com atividades culturais, mesa-redonda e debate com a participação de docentes e discentes da Faculdade para a discussão sobre as diferentes formas de violência vivenciadas na Instituição.

Como explica a assessora da Escuta Acadêmica do Cegrad, Maria das Graças Ribeiro, a realização do Seminário busca responder a situações que chegam por meio de informações dos alunos aos colegiados e à Assessoria de Escuta Acadêmica e que relatam assédio moral e sexual, discriminação racial e socioeconômica, desrespeito, violência e grosserias entre os membros da comunidade acadêmica. “Isso nos motivou a fazer esse seminário, convidando pessoas que tratam sobre esse tipo de assunto para começar a conversa e dizer à comunidade acadêmica que o respeito está em primeiro lugar. É preciso ver as coisas de modo diferente do que tem acontecido aqui na Faculdade”, aponta Maria.

Ressaltando a importância da discussão sobre a violência na Instituição, a mesa-redonda moderada pelo professor do Departamento de Clínica Médica, Enio Pietra Pedroso, terá a participação dos também professores, Elza Machado de Melo, coordenadora do Núcleo de Saúde e Paz, e o infectologista Dirceu Greco, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade. Ainda estará presente o professor da Faculdade de Educação da UFMG, Rodrigo Ednilson de Jesus, que abordará a relação entre a política universitária e a violência.

Além disso, a mesa contará com representantes discentes dos cursos de Medicina, Fonoaudiologia e Tecnologia em Radiologia que refletirão sobre as percepções da violência entre a juventude universitária. Após, será aberto um espaço de debate para discutir as questões apresentadas.

A técnica em assuntos educacionais da Escuta Acadêmica, Patrícia Carneiro, destaca a oportunidade oferecida pelo seminário de se discutir as relações de violência existentes na Faculdade. “Nós podemos trabalhar a questão envolvendo as relações entre professor e aluno, professor e funcionário, e a relação entre os próprios alunos. Enfim, de todas as relações de violência existentes aqui nesse espaço”, destaca.

O seminário é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas clicando aqui. Para os alunos dos três cursos de graduação da Faculdade, a participação no evento valerá crédito de Atividades Acadêmicas Científico-Culturais.

Essa é uma realização que conta com o apoio do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes de Medicina, da Assessoria de Escuta Acadêmica, dos Diretórios Acadêmicos e do Centro de Comunicação Social da Faculdade.

Mais informações no site: www.medicina.ufmg.br/seviu.

    Contador de visitas: 948 visualizações

    Veja também: