Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Seminário aborda informática e saúde


Publicado em: AgendaTecnologia - 3 de maio de 2013

Os desafios da integração entre os sistemas de informação em saúde serão discutidos pela primeira vez na Faculdade de Medicina da UFMG, no I Seminário Normalização de Registros Clínicos, no dia 8 de maio, das 13h30 às 17h, no auditório do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes), localizado no sexto andar da Unidade. O evento é voltado para professores e alunos de pós-graduação da UFMG, convidados das secretarias estadual e municipal de Saúde de Minas Gerais e demais interessados. Não é necessária inscrição prévia.

Foto: sxc.hu

Organizado pelo Centro de Informática em Saúde (Cins), o seminário contará com apresentação do médico australiano e co-fundador da Ocean Informatics, Sam Heard. O tema central das discussões será codificação clínica das informações de saúde para sistemas informatizados. “A disponibilidade das informações sobre a saúde do indivíduo de forma integrada, no local onde a assistência médica é prestada, é fundamental para que o profissional tome decisões mais apropriadas em sua prática”, afirma a coordenadora do Cins, professora Zilma Reis.

Também participarão das discussões o médico e mestre em informática, Gustavo Bacelar da Silva, a médica e diretora da Fundação openEHR, Jussara Macedo Pinho Rötzsch, a gerente de projeto do Centro de Análise de Sistemas Navais (Marinha) e coordenadora de padrões de interoperabilidade na Agência Nacional de Saúde, Rigoleta Dias e o administrador de Sistemas de Informações, Rodrigo Queiroga.

Confira a programação:

13:30-14:00 Recepção dos convidados e apresentação informal, café / Abertura

14:00 – 15:30 Mesa

– Dr. Gustavo Bacelar: A importância da equipe multidisciplinar no processo de informatização do RES / Etapas do processo clínico / O que são arquétipos

– Dra Rigoleta Dias: Qual é a situação atual do RES no Brasil / Padrões de Interoperabilidade (níveis)

– Dr. Claudio de Souza (UFMG / CFM): Questões éticas e legais do RES

– Rodrigo Queiroga / Thais Araújo: A proposta do Governo de Minas para o B-RES

16:00 – 17:00

Dr. Sam Heard: Perspectivas para implementação do padrão openEHR e governança de arquétipos no Brasil.

 

 

 

    Contador de visitas: 154 visualizações

    Veja também: