Notícias Externas

Semana Nacional do Trânsito oferece ações educativas no campus saúde da UFMG


Publicado em: AgendaExternas - 14 de setembro de 2015

REDES_SOCIAISCom o tema “Seja Você a Mudança no Trânsito”, o campus Saúde da UFMG, em parceria com os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, instituições municipais, estaduais, federais e das áreas de saúde, educação, fiscalização e segurança pública além de empresas privadas, realiza nos dias 17, 18, 21 e 22 de setembro diversas ações da Semana Nacional de Trânsito 2015, no campus Saúde da UFMG (Avenida Alfredo Balena, nº 190, Santa Efigênia).

O objetivo é incentivar comportamentos mais responsáveis entre motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas, com a meta de reduzir cada vez mais o número de acidentes no trânsito que deixam sequelas e interrompem vidas.

Para ajudar a promover mudanças de atitudes no trânsito, em Belo Horizonte a Semana Nacional do Trânsito 2015, concentrará as ações no Campus Saúde da UFMG, onde serão realizadas simulações de resgate a vítimas; intervenções de arte-educação; cinema rodoviário; exposições de carros batidos; oficinas pedagógicas; apresentações musicais; terminais de atendimento para consultas sobre veículos e motoristas; jogos e distribuição de materiais educativos, entre outros. As atividades fazem parte da Década Mundial de Ações Para a Segurança no Trânsito – 2011/2020.

Dados estatísticos

Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social, de janeiro a junho de 2015, houve redução de 19,12% de acidentes de trânsito com vítimas fatais no Estado, em comparação com 2014, quando 1.080 pessoas morreram. O número total de acidentes de trânsito também teve uma redução de 6,7%, no primeiro semestre de 2015, resultado dos esforços dos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.

Dados do Projeto Vida no Trânsito relatam que dos 143 mortos em acidentes de trânsito em Belo Horizonte, durante o 1º semestre de 2014, 58 eram pedestres; 55 motociclistas ou passageiros de moto; 20 ocupantes de automóveis; 5 condutores ou passageiros de ônibus/caminhão; 3 ciclistas e 2 de forma não identificada.

Confira a programação completa.

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG. 

    Contador de visitas: 748 visualizações

    Veja também: