Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Semana de Saúde do Trabalhador debate tabagismo


Publicado em: Notícias - 24 de outubro de 2008

A palestra “Ambiente Livre de Tabaco”, proferida pela pneumologista Maria das Graças Rodrigues, abre, na próxima terça-feira, 28 de outubro, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, a V Semana de Promoção à Saúde do Trabalhador e a Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho do Hospital das Clínicas da UFMG (HC).

O evento chama a atenção para a importância de uma boa qualidade de vida e alerta a comunidade do HC para a necessidade de se observar formas de aprimoramento das condições de trabalho.

O caminho proposto pela comissão organizadora do encontro envolve um maior conhecimento e a adoção de atitudes e “comportamentos favoráveis ao cuidado da saúde e suas condições de vida, no aspecto pessoal e profissional”.

A palestra, que será realizada no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, dá início, nas três unidades do campus Saúde, à campanha de mesmo nome da palestra.

A idéia da campanha é pedir e conscientizar as pessoas para que não fumem nas dependências do campus Saúde. Especialmente no Hospital das Clínicas, que, posteriormente, irá oferecer tratamento a funcionários e pacientes do Hospital que desejarem abandonar o vício.

Atividades culturais e técnicas

Dentro da programação da semana também estão previstas, até sexta-feira, 31 de outubro, apresentações teatrais, avaliação e orientação sobre saúde, higienização facial, e outras três palestras.

A primeira palestra será “Nutrição e Qualidade de Vida,” proferida pela nutróloga Juliana Menguini, na quarta-feira, às 10h30, na sala de aula do 10° andar do HC.

No mesmo horário e local acontecem ainda, no dia 30, quinta, a palestra “Importância do exercício físico para os trabalhadores”, por Adriana Fantini, fisioterapeuta do Serviço de Assistência à Saúde do Trabalhador da UFMG.

Na sexta-feira, encerrando o evento e o mês de outubro, será a vez de “Saúde e Segurança no Trabalho”, proferida pelo médico do trabalho Geraldo Majela Garcia Primo e pelo engenheiro de segurança Reinaldo Marcos Domingues, do HC.

Leia mais:
29 de agosto é Dia Nacional de Combate ao Fumo – 28/08/07

Redação: Larissa Nunes – Estudante de Jornalismo

    Contador de visitas: 243 visualizações

    Veja também: