Notícias Externas

Saúde com Ciência reprisa série Doenças na Copa


Publicado em: ExternasRádio - 1 de julho de 2014

saudecomcienciaA seleção de futebol da Inglaterra já está eliminada da Copa do Mundo. Antes de desembarcar no Brasil, porém, um fato chamou a atenção do Saúde com Ciência: toda a delegação teve de se submeter a um tratamento preventivo contra a malária, doença transmitida pelo mosquito-prego que acometeu mais de 2,5 mil pessoas na capital do Amazonas só em 2013.

A situação incomodou os ingleses, já que um a cada dez pacientes costuma manifestar efeitos colaterais aos comprimidos, desde dores de cabeça a náuseas e diarreias. Como não existe vacina para a doença, o professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Dirceu Greco, recomendou alguns cuidados básicos no último mês de abril: “Quando sair à tarde, não ficar saindo de bermuda, apesar do calor. Existem vários repelentes, em gel, spray, que na maioria das vezes funcionam muito bem”.

Segundo especialista, repelente em forma de spray é eficaz para evitar a malária. Foto: Reprodução

Segundo especialista, repelente em forma de spray é eficaz para evitar a malária. Foto: Reprodução

Ele também comentou o tratamento de prevenção: “A decisão de tomar medicamentos antes ou após surgirem sintomas vai depender de onde a pessoa está vindo. Provavelmente, eles já virão orientados”.

Dentre os sintomas iniciais da malária, estão febre intensa, dores no corpo, vômitos e falta de apetite. Segundo a professora Marise Fonseca, também  do Departamento de Clínica Médica, eles costumam se manifestar depois que o indivíduo retorna ao seu local de origem. “Por isso, os profissionais de saúde não se lembram de pensar em malária. E há uma forma da doença que pode ficar muito grave, que é a malária porplasmodium falciparum. Se você não faz um diagnóstico rápido e trata imediatamente, existe o risco de perder a pessoa”, alerta.

Para quem esteve em áreas tropicais, vale a atenção redobrada aos sintomas citados.

Tema da semana

Para saber mais sobre medidas preventivas na Copa, malária e outras doenças infecciosas, como febre amarela e o vírus ebola, confira a programação:

Ebola: rumo ao Brasil? – segunda-feira (30/06/14)

Sarampo durante a Copa – terça-feira (01/07/14)

Doenças tropicais: febre amarela e malária – quarta-feira (02/07/14)

Meningites bacteriana e viral – quinta-feira (03/07/14)

Medidas preventivas gerais – sexta-feira (04/07/14)

Sobre o programa de rádio

O Saúde com Ciência é produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. De segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h05, ouça o programa na rádio UFMG Educativa, 104,5 FM. Ele ainda é veiculado em 39 emissoras de rádio de Minas Gerais, Paraná e Estados Unidos. Também é possível conferir as edições pelo site do Saúde com Ciência.

*Notícia publicada anteriormente em 27 de junho de 2014

    Contador de visitas: 305 visualizações

    Veja também: