Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Com o objetivo de estimular as pessoas a mudarem os hábitos para evitar problemas de coluna, o programa Saúde com Ciência vai ao ar, de 29 de junho a 3 de julho, com o tema: “Cuide da sua coluna!”. Durante a semana, especialistas respondem várias perguntas de ouvintes e ainda dão dicas de como evitar as dores nas costas.

Segundo Jefferson Soares Leal, coordenador do ambulatório de coluna do Hospital das Clínicas, fazer uma atividade física regular e ter uma alimentação saudável já são passos importantes para ter uma coluna sem problemas. “O fator mais importante para cuidar da coluna é manter hábitos saudáveis”, afirma.

A professora Cristina Costa Duarte Lanna, do Departamento de Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina da UFMG, uma das entrevistadas pelo programa, ressalta a importância de um diagnóstico para as dores nas costas, pois elas podem ter diversas causas.

Cada dia do programa um tema é abordado: dores nas costas, a relação do alongamento e da flexibilidade com a coluna, as emoções e a coluna, além de várias perguntas dos ouvintes que os especialistas respondem.

Onde ouvir
O Saúde com Ciência vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) diariamente, em três horários, às 5h, 8h e 18h. Ele também é veiculado em uma rede de rádios conveniadas do interior de Minas Gerais (Onde Ouvir). Todos os programas estão disponíveis para ouvir e baixar no site  da Faculdade de Medicina.

O programa é produzido pelas Assessorias de Comunicação Social da Faculdade de Medicina, da Escola de Enfermagem e do Hospital das Clínicas da UFMG, com parceria da Rádio UFMG Educativa e apoio da Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (Casu).

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

Segunda-feira, 29/06
Dores na coluna- Importância do tratamento
Entrevistada: Cristina Costa Duarte Lanna, reumatologista e professora do Departamento de Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina da UFMG.

Terça-feira, 30/06
Perguntas sobre problemas na coluna
Entrevistado: Jefferson Soares Leal, coordenador do ambulatório de coluna do Hospital da Clínicas da UFMG.
Quarta-feira, 01/07
Relação do alongamento e da flexibilidade com a coluna
Entrevistado: Gustavo Peixoto Cançado, bacharel em Educação Física e Fisioterapia e professor da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.
Quinta-feira, 02/07
Perguntas sobre postura
Entrevistado: Hélio Castro Bonfim, fisioterapeuta especialista em Reeducação Postural Global e Acupuntura.
Sexta-feira, 03/07
As emoções e a coluna
Entrevistado: Marco Antônio Parreiras de Carvalho, professor adjunto do Departamento de Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina da UFMG.

    Contador de visitas: 351 visualizações

    Veja também: