Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Saúde com Ciência na hora do parto


Publicado em: Notícias - 8 de junho de 2009

De hoje até domingo, 14, o Saúde com Ciência apresenta a série “A Hora do parto”.


O programa de rádio educativo, de cerca de quatro minutos, esclarece, cada dia um tema, sobre a importância do alojamento conjunto, do apoio dos familiares e discute o que seria uma boa preparação da mãe na hora do parto, mostra os benefícios e riscos da cesariana e do parto normal, e esclarece os direitos que a gestante tem na hora do nascimento do bebê.

Os especialistas garantem, o corpo da mulher é capaz de realizar o parto mesmo sem que ela saiba exatamente o que fazer. Não há um comando racional para isso. Num parto sem grandes perturbações, o próprio organismo humano se ocupa em produzir analgésicos que aliviam as dores do parto.

A grande questão é ter certeza de quando não há riscos para a vida da mãe e de seu filho. E ainda, superar o medo da dor do parto que acomete as mulheres, influenciada por fatores psicológicos, funcionais e emocionais.

Um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) demonstrou em números que mulheres que realizam cesariana demoram mais tempo para amamentar seus filhos pela primeira vez. Já no parto normal, a amamentação é mais rápida, porque a placenta e tudo o mais já estão prontos.

Por tudo isso e muito mais, é bom que casais “grávidos”, de hoje ou de amanhã, ouçam a série que o Saúde com Ciência leva ao ar esta semana, sem se esquecer da importância de tirar todas as dúvidas sobre os tipos de parto com o seu médico, antes de escolher o melhor método para cada caso.


Onde ouvir
O Saúde com Ciência vai ao ar na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) diariamente, em três horários (5h, 8h e 18h). Ele também é veiculado em uma rede de rádios conveniadas, do interior de Minas Gerais (Onde Ouvir).

O programa é produzido pelas Assessorias de Comunicação Social da Faculdade de Medicina, da Escola de Enfermagem e do Hospital das Clínicas da UFMG, com parceria da Rádio UFMG Educativa e apoio da Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (Casu).


PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

Segunda-feira, 08/06
Preparação da mãe para a hora do parto (normal ou cesariana)

Entrevistada: Laíse Conceição Caetano, enfermeira obstetra e professora da Escola de Enfermagem da UFMG.

Terça-feira, 09/06
Parto Cesariana (benefícios e possíveis riscos)
Entrevistada: Alamanda Kfoury Pereira,
obstetra, integrante do centro de medicina fetal e professora da Faculdade de Medicina da UFMG.

Quarta-feira. 10/06
Resultados do conforto psicológico do acompanhamento na hora do parto e do alojamento conjunto
Entrevistada: Eunice Francisca, enfermeira e professora da Escola de Enfermagem da UFMG.

Quinta-feira, 11/06
Parto Normal (benefícios e possíveis riscos)
Entrevistado: Antônio Carlos Vieira Cabral, obstetra e professor da Faculdade de Medicina da UFMG.

Sexta-feira, 12/06
Direitos da mulher e do bebê no nascimento
Entrevistada: Sônia Lansky, pediatra e coordenadora da Comissão Perinatal da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte

Sábado, dia 13/06 (reprise)
Parto Cesariana (benefícios e possíveis riscos)
Entrevistada: Alamanda Kfoury Pereira, obstetra, integrante do centro de medicina fetal e professora da Faculdade de Medicina da UFMG.

Domingo, dia 14/06 (reprise)
Direitos da mulher e do bebê no nascimento
Entrevistada: Sônia Lansky, pediatra e coordenadora da Comissão Perinatal da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte

Redação: Marcus Vinicius dos Santos – Jornalista

    Contador de visitas: 263 visualizações

    Veja também: