Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Saúde com Ciência aborda problemas da visão


Publicado em: Notícias - 18 de Março de 2011

 

“Não é raro os pais cobrarem das crianças um melhor desempenho escolar, sendo que o problema pode consistir em uma limitação visual”. O alerta é do professor do Departamento de Oftalmologia, Márcio Bittar Nehemy. Segundo ele, muitas vezes, os problemas no aprendizado estão associados a dificuldades para enxergar bem, decorrentes de doenças da retina.

A retina é uma das partes mais importantes do olho, onde ocorre a formação das imagens. Nos adultos, as doenças da retina também são preocupantes, mas podem ser tratadas com sucesso. Entre as mais comuns, o oftalmologista lista duas: degeneração macular e a retinopatia diabética.

A degeneração macular atinge mais de 5% da população acima de 65 anos e 10% dos maiores de 70. Já a retinopatia diabética atinge a retina e sua principal causa é justamente o diabetes, motivo comum da cegueira em adultos. Mas o acompanhamento oftalmológico pode reduzir em mais de 75% as chances de perda da visão.

Como forma de prevenção, a recomendação do especialista é fazer exames oftalmológicos a cada três anos. Para quem nunca teve problemas relacionados à visão, o intervalo de quatro anos é tolerável. “O indivíduo que tem mais de 40 anos deve diminuir esse intervalo para 2 anos”, recomenda Nehemy.

Para saber mais sobre as doenças da retina, não deixe de ouvir o Saúde Com Ciência, que será veiculado entre 21 e 25 de março. O programa é uma produção da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Faculdade de Medicina da UFMG, com da Casu e do CNPq.

 

 

    Contador de visitas: 257 visualizações

    Veja também: