Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Internas

Salão Nobre recebe aula aberta sobre redução de desigualdades em saúde*


Publicado em: AgendaInternas - 10 de agosto de 2018

Clique para ampliar.

*Alterada às 10h de 14 de agosto de 2018

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem promove, no dia 16 de agosto, às 14h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, a aula inaugural “Políticas sociais e redução das desigualdades: a Epidemiologia, a Saúde Coletiva e o Futuro – Renovados Desafios*”, ministrada pelo professor Maurício Lima Barreto do Instituto Gonçalo Moniz, da Fundação Oswaldo Cruz da Bahia.

O professor lidera um grupo de pesquisa voltado para aspectos epidemiológicos das doenças infecciosas, desnutrição e asma, avaliação do impacto populacional de intervenções, e aspectos teóricos e metodológicos da Epidemiologia. Atualmente coordena um Centro de Excelência na América Latina, financiado pela Wellcome Trust-UK para estudar o impacto da urbanização, migração e mudanças no estilo de vida e na exposição à infecções na asma na America Latina, com projetos de pesquisa no Brasil e no Equador, e um INCT em Ciência, Inovação e Tecnologias em Saúde (Citecs).

De acordo com a coordenadora do Colegiado de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG, professora Kênia Lara Silva, a aula inaugural ajudará a refletir sobre as condições de saúde que se modificam ao longo do tempo em função dos processos de desenvolvimento econômico, político, social e cultural das diferentes sociedades. “Na atualidade, temos assistido um aumento das desigualdades sociais e em saúde no Brasil. Pensar políticas sociais que possam reduzir essas desigualdades é fundamental e deve ser objeto de pesquisas em diferentes áreas, subsidiando a tomada de decisão no plano governamental”, enfatizou.

O evento é aberto ao público e sem necessidade de inscrição prévia.

Redação: com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG

    Contador de visitas: 128 visualizações

    Veja também: