Film İzle | ufak tefek cinayetler son bölüm izle
Reunião busca avanços para o Pró-Angola – Faculdade de Medicina da UFMG

Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Reunião busca avanços para o Pró-Angola


Publicado em: Notícias - 3 de Março de 2009

Para discutir as formas e meios para implantação de um campus avançado da UFMG em Angola, representantes do Ministério da Saúde (MS), Organização Mundial de Saúde (OMS), autoridades universitárias e políticas vão se reunir na Faculdade de Medicina no dia 5 de março, às 14h, na Diretoria da Unidade.

A pauta única da reunião é analisar a atual situação do Projeto Angola e, como ação inicial, avaliar as formas de cooperação entre MS, OMS e UFMG que viabilizem a implantação de um curso de Medicina em Angola.

Segundo o coordenador do Projeto, professor Francisco Rubió, o encontro é o primeiro passo no sentido de atender ao desafio feito pelo ministro da saúde de Angola José Van-Dúnem que declarou esperar um considerável aumento no número e na qualidade dos médicos formados em seu país a partir da cooperação com o Brasil.

Para tal meta o campus avançado da UFMG na África precisará ser capaz de formar cerca de 150 médicos por ano, o que exigirá ao final de seis anos, período do curso, dentre outras coisas, um espaço físico com capacidade para 900 alunos. No ano passado, três estudantes angolanos vieram se capacitar no Brasil.

A esperança é de que a OMS possa captar os recursos iniciais, não inferior a 50 milhões de dólares. “A partir daí esperamos que outros cursos oferecidos pela UFMG possam ser oferecidos também em Angola, no mesmo formato, adaptado à realidade do país angolano e incentivando a pós-graduação local”, reforça Rubió.

Angola tem cerca de mil e duzentos médicos para uma população de mais de 16 mil habitantes. 70% dos profissionais estão na capital e 90% são especialistas. Dúnem considera como pontos extremamente positivos neste sentido o avanço científico e técnico brasileiros, assim como as semelhanças culturais e lingüísticas.

Participam da reunião
Mário dal Poz
– coordenador do Departamento de Recursos Humanos da Organização Mundial da Saúde.
Francisco Campos
– Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (Sgtes)
Francisco Penna
– Diretor da Faculdade de Medicina da UFMG
Ulisses de Barros Panissetti
– Membro da OMS
Manoel Otávio da Costa Rocha
– Coordenador da Pós-Graduação em Infectologia e Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da UFMG
Membros da Missão da UFMG e convidados

Leia mais
Delegação visita Angola – 26/01/09
Assinado convênio de intercâmbio com Angola – 05/02/09

Redação: Marcus Vinicius dos Santos – Jornalista

    Contador de visitas: 288 visualizações

    Veja também: