Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Reunião apresenta proposta de Mestrado Profissional em Educação Médica


Publicado em: ExternasNotícias - 18 de fevereiro de 2016

IMG_5781

Foto: Carol Morena.

O Mestrado Profissional em Educação Médica foi tema de reunião realizada na Faculdade de Medicina da UFMG. O encontro aconteceu nessa quarta-feira, dia 17 de fevereiro, e contou com a participação de 14 professores da Unidade. A professora do Departamento de Propedêutica, Rosa Malena, que participou da comissão que elaborou o projeto, conta que a ideia do mestrado nasceu de uma parceria entre o Ministério da Educação e a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem).

Segundo a professora, a intenção do mestrado profissional é a formação de professores de Medicina, principalmente das novas escolas médicas. “Nosso objetivo é que essas novas escolas já trabalhem dentro dos princípios das diretrizes curriculares, que sejam escolas novas, com currículos contemporâneos”, afirma.

Rosa explica que no mestrado em rede as universidades trabalharam com uma proposta única. “As universidades funcionaram como núcleo e o programa de mestrado é o mesmo em todas elas. O que nós vamos fazer aqui na Faculdade de Medicina é o que vai acontecer nas outras universidades, o que vai diferir são os estudantes matriculados e os projetos desenvolvidos”, completa.

A proposta de mestrado vai ser submetida à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no dia 15 de abril. De acordo com a professora, a expectativa é que a primeira turma já comece em 2017. “O mestrado profissional, diferente do mestrado acadêmico, visa mais o trabalho do professor. Estou otimista, pois temos um corpo docente que vai garantir a qualidade do núcleo da UFMG nesse mestrado profissional em educação médica em rede do Brasil”, afirma.

    Contador de visitas: 571 visualizações

    Veja também: