Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Internas

Reunião anual da SBPC na UFMG começa domingo


Publicado em: AgendaInternas - 11 de julho de 2017

A 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior evento científico do hemisfério sul, será realizada na UFMG de 16 a 22 de julho com o tema “Inovação – Diversidades – Transformação”. A expectativa é receber, no campus Pampulha, cerca de 10 mil pessoas por dia, do Brasil e do exterior, de diversas áreas do conhecimento. A reunião integra as comemorações dos 90 anos da UFMG, que serão completados em 7 de  setembro deste ano.

Com programação aberta ao público, as conferências, mesas-redondas, encontros, sessões de pôsteres, SBPC Cultura, SBPC Jovem têm entrada franca para aqueles que queiram participar como ouvintes. A ExpoT&C e o Dia da Família na Ciência também têm entrada franca.

Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e para debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

A cada ano, a reunião é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. Reúne milhares de pessoas: cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes, além de autoridades e gestores que são formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no país. Tudo isso faz do congresso “um exercício raro da pesquisa apresentada em diversos níveis, em diferentes discursos e para públicos variados, reunindo instituições públicas e privadas, de diversos segmentos, para um esforço coletivo e discussões técnicas em busca de respostas para o crescimento nacional”, diz o texto de apresentação do evento.

“A universidade pública brasileira não pode se furtar ao debate de seu tempo. Na condição de agentes importantes e decisivos na promoção da inovação, devemos oferecer à sociedade o conhecimento gerado em nossos campi. A produção do conhecimento e a reflexão crítica são dimensões essenciais do projeto da universidade contemporânea, e a SBPC é uma excelente oportunidade para que discutamos essas dimensões. Quatro edições da SBPC (1965, 1975, 1985 e 1997) já foram realizadas na UFMG, e neste ano, quando completamos 90 anos, teremos mais uma vez a honra de sediar este importante encontro da comunidade científica brasileira”, destacou o reitor Jaime Ramirez.

Eventos programados
Programação científica – O evento terá mais de 240 atividades. As programações científicas da SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena e SBPC Cultura terão 57 minicursos, 69 conferências, 16 sessões especiais, 82 mesas-redondas, seis encontros, cinco assembleias, duas reuniões de trabalho e apresentação de 871 pôsteres (Sessão de Pôsteres) para a apresentação de trabalhos de pesquisas científicas e tecnológicas, experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem e relatos de caso ou experiências. Confira a programação científica.

SBPC Jovem – Realizada desde 1993, a SBPC Jovem tem o objetivo de estimular o contato de estudantes dos ensinos fundamental e médio com o conhecimento científico, pesquisadores e experimentos, por meio de eventos lúdicos e interativos.

Nesta edição, a programação inclui mais de 30 atividades interativas, que serão realizadas na Tenda Jovem, espaço coberto com cerca de dois mil metros quadrados que ficará localizado na região central do campus Pampulha, em frente ao prédio da Faculdade de Ciências Econômicas. Haverá estandes, exposições interativas, visitas mediadas, oficinas, além da presença de centros itinerantes de ciências, como o Museu Itinerante Ponto UFMG.

Estão previstas sete atividades culturais, duas rodas de conversa, 17 oficinas, sete exposições (sendo quatro exposições itinerantes), exibição de vídeos, visitas monitoradas, 14 estandes e palestra/ visitação mediada. Confira a programação online.

As atividades da SBPC Jovem serão desenvolvidas diariamente das 8h às 18h, de 17 a 21 de julho. No sábado, dia 22, das 9h às 17h, será realizado o Dia da Família na Ciência, com programação destinada à interação com a comunidade, com o intuito de mostrar que a ciência faz parte do cotidiano das pessoas e estimular os jovens a trazer familiares e amigos. Ainda no âmbito da SBPC Jovem, a Universidade realizará a 18ª edição da UFMG Jovem, tradicional feira de ciências que reúne trabalhos científicos desenvolvidos em escolas mineiras.

ExpoT&C – é uma mostra de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) que reúne expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresarial e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços. O público da ExpoT&C cresce anualmente, com um trânsito diário de aproximadamente seis mil visitantes.

Na UFMG, a ExpoT&C ocorrerá numa tenda climatizada de aproximadamente 6.000 m2. Alguns dos tradicionais expositores da ExpoT&C são Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com todos os seus Institutos e Agências de financiamento (Finep e CNPq), Ministério da Educação e sua agência Capes, Ministério do Esporte, Iphan, Inmetro, Ministério da Defesa (Marinha do Brasil, Exército e Aeronáutica), Sebrae, Senai, Fundações de Apoio à Pesquisa dos Estados (como Fapesp, Fapemig, Fapeam, Faperj), Fundação Bradesco, Governo Alemão Baden-Württemberg, MIT, Suframa, CLA, ITA, Petrobras, Unicamp, UFRJ, Santander, universidades e escolas locais, dentre outras.

SBPC Cultural – é composta de diversas manifestações artísticas e culturais regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e cultura que se desenrolam ao longo da semana. É um espaço de integração entre as pessoas da cidade e os participantes da Reunião Anual. Está sendo organizada pela UFMG em parceria com outras instituições locais, respeitando os horários e os espaços físicos da programação científica.  Acesse a programação.

SBPC Afro indígena – constitui-se de conferências e mesas-redondas, que abordarão os direitos territoriais dos povos indígenas: avanços e retrocessos em perspectiva antropológica; diversidade e transformações: quilombos, mineração e meio ambiente; campo artístico cultural indígena: um caráter subjetivo e sagrado em defesa da natureza.

Dia da Família na Ciência – é o evento que encerra a SBPC. Ocorrerá no dia 22 de julho, sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h, nas tendas da SBPC Jovem e ExpoT&C. A programação visa à interação com a comunidade, buscando mostrar que a ciência faz parte do dia a dia das pessoas. O Dia da Família na Ciência é um evento gratuito e aberto a todas as crianças, jovens e seus familiares. A atividade oferecerá aos participantes a oportunidade de explorar atividades interativas de ciência e tecnologia, aprender sobre experiências científicas e ter suas questões respondidas por cientistas.

Sessão de Pôsteres e Jornada Nacional de Iniciação Científica

A sessão de pôsteres é uma das mais tradicionais e concorridas atividades da Reunião Anual da SBPC. Ela ocorrerá entre os dias 17 e 22 de julho, no CAD 1, campus Pampulha. Os pôsteres serão afixados a partir das 12h30, e os autores deverão estar presentes para apresentação entre 13 e 15 horas. Serão aproximadamente 174 pôsteres/dia. Cada trabalho está programado para a apresentação em único dia (exceto os premiados do CNPq).

Os conteúdos são resultados de pesquisas científicas, de experiências pedagógicas e de relatos de casos por estudantes de graduação e pós-graduação, professores de ensino superior, pesquisadores, profissionais, alunos e docentes do ensino básico e profissionalizante de todo o país.

Paralelamente à sessão de pôsteres, será realizada a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), com alunos indicados e vencedores das mostras e jornadas promovidas por instituições de ensino brasileiras. São 484 trabalhos selecionados por 52 instituições participantes de todas as regiões do Brasil (universidades, institutos, centros de ensino e pesquisa, institutos federais, Cefets e outras), que indicaram os melhores apresentados nas jornadas de iniciação científica ou tecnológica de 2016.

Redação: com Cedecom/UFMG

    Contador de visitas: 243 visualizações

    Veja também: