A volta da calourada para o campus Pampulha, palestras, ciclo de debates, teatro, shows musicais, mostra de cinema e encontro com o reitor são algumas das atividades que irão recepcionar cerca de três mil alunos calouros que entram na UFMG a partir deste semestre letivo.

Nos dias 5 e 6 de agosto ocorre a tradicional programação na Reitoria. No primeiro dia, os alunos serão recebidos pelo reitor Clélio Campolina e pela vice-reitora Rocksane Norton, em reunião que será transmitida em três auditórios da Universidade e abordará o tema A Graduação na UFMG: conexões entre ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação.

Após o encontro, haverá palestra sobre a implementação do novo sistema de cotas na Universidade e apresentação dos dirigentes do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Em seguida, haverá show da banda João Andante. No dia seguinte, os calouros participam de passeios nas unidades acadêmicas, organizados pelos seus respectivos colegiados.

Além da programação oficial, serão organizadas outras atividades que irão ocorrer ao longo do mês de agosto. O formato estendido da recepção de calouros foi decidido por nova comissão, composta por órgãos da Administração e o DCE.

Dentre outras atrações, será oferecida mostra Cineclube, ciclo de debates sobre temas contemporâneos, piquenique no campus e o retorno das festas no ambiente do campus Pampulha, com a calourada que acontece no dia 24 de agosto, no estacionamento da Escola de Engenharia.

Com o objetivo de promover, de maneira colaborativa, a inserção dos novos alunos no ambiente universitário, a programação de recepção dos calouros passa a ser organizada em parceria entre a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), o DCE, as pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Administração (PRA), a Diretoria Para Assuntos Estudantis (DAE) e a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC).

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-3935.

(Centro de Comunicação da UFMG)

    Contador de visitas: 131 visualizações

    Veja também: