Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Rádio: O adolescente é diferente


Publicado em: Notícias - 28 de agosto de 2008

Na semana de 1° a 7 de setembro o programa de rádio Saúde com Ciência vai tratar de um tema que envolve o futuro e o bem-estar de toda a sociedade: adolescência.

Segundo a Organização Mundial de Saúde esta fase de transição entre a infância e a vida adulta, em média, começa aos 10 e termina aos 20 anos. Mas, é necessário considerar que cada pessoa tem seu próprio ritmo de desenvolvimento.

Em meio a uma fase de contestações, o adolescente tem necessidade de atos de rebeldia, aparentemente injustificados. Mas, segundo os especialistas, esta postura é imprescindível para a formação de seus próprios valores e para um amadurecimento saudável.

A busca por um distanciamento, fora de casa ou no computador, preocupa. A autoridade de pais e instituições são contestados a todo momento. Se não bastasse, os grupos com os quais o adolescente se identifica ocupam grande espaço social e emocional em sua vida, parecendo substituir a família.

No programa, especialistas do Campus Saúde da UFMG esclarecem que estes fenômenos comportamentais são naturais e necessários à formação da identidade.

É preciso que os responsáveis pelo jovem se interessem por ouvir o que ele tem a dizer. A partir da compreensão dos medos, anseios e necessidades inerentes a esta faixa etária é possível contribuir positivamente. Por isso, pais e professores devem incentivar o diálogo: democrático, sincero e que respeite os vários pontos de vista dos envolvidos.

Produzido pelas Assessorias de Comunicação Social da Faculdade de Medicina, da Escola de Enfermagem e do Hospital das Clínicas da UFMG, o Saúde com Ciência tem apoio da Casu (Caixa de Assistência à Saúde da Universidade).

Na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) ele vai ao ar diariamente em três horários (5h, 8h e 18h03), sendo reapresentado também em outras rádios conveniadas de Minas Gerais (Onde Ouvir).

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
O adolescente é diferente

Segunda-feira, 1
O adolescente e sua saúde
Entrevistada: Nathayl Elisa Mucci, médica do setor de Saúde do Adolescente do Hospital das Clínicas da UFMG.

Terça-feira, 2
Crise de identidade
Entrevistada: Betty Liseta, psicanalista e professora do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG.

Quarta-feira, 3
O grupo, o diálogo e o jovem
Entrevistada: Solange Melo Miranda, pediatra e coordenadora do setor de Saúde do Adolescente do Hospital das Clínicas da UFMG.

Quinta-feira, 4
Comportamento e juventude
Entrevistado: Jorge Antônio Pimenta Filho, sociólogo e psicanalista do Hospital das Clínicas da UFMG.

Sexta-feira, 5
Sexualidade e adolescência
Entrevistada: Valéria Brasil, terapeuta ocupacional do Hospital das Clínicas da UFMG.

Sábado, 6 (Reprise)
O adolescente e sua saúde
Entrevistada: Nathayl Elisa Mucci, médica do setor de Saúde do Adolescente do Hospital das Clínicas da UFMG.

Domingo, 7 (Reprise)
Comportamento e juventude
Entrevistado: Jorge Antônio Pimenta Filho, sociólogo e psicanalista do Hospital das Clínicas da UFMG.

Redação: Danielle Pinto – Estudante de Jornalismo

    Contador de visitas: 386 visualizações

    Veja também: