Rádio alerta homens para cuidarem da sua saúde


Publicado em: Notícias - 24 de setembro de 2009

homem_não_vejoOs homens devem abrir o olho. Segundo o Ministério da Saúde, a cada três adultos que morrem, dois são homens. Em geral, “eles” vivem, em média, sete anos menos que “elas”.

No sentido de contribuir na difusão destas e outras informações ligadas à saúde da população masculina, o programa de rádio Saúde com Ciência, da UFMG, que será veiculado entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, vai falar sobre “Saúde do Homem”.

Abrindo a série, na segunda-feira, o médico de Saúde Pública Baldur Schubert, coordenador da área de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, fala um pouco da Política Nacional de Saúde do Homem, que está sendo implantada em todo o Brasil com o objetivo de estimular a mudança de hábito dos homens e também facilitar o acesso a esses serviços.

Dois grupos

Existem, segundo ele, a “grosso modo”, dois grandes grupos de homens: os que estão entre 20 e 40 anos, e os de 41 anos em diante. No primeiro grupo, a probabilidade de problemas declina a partir da idade máxima. No outro, as chances de problemas crescem a partir da idade mínima.

É simples. O grupo jovem é mais suscetível a acidentes (trânsito e trabalho) e aos efeitos da violência. “O jovem assume muito risco e enfrenta conflitos sociais e o estresse da carreira”, analis a o médico. No segundo grupo, mais maduro, estão as doenças cardiovasculares, diabetes e cânceres. Nessa, digamos, “segunda fase da vida”, a cada cinco anos aumenta a possibilidade de problemas.

Na avaliação de Baldur Schubert, o homem não se cuida devido à educação e aos valores sociais. “Homem é macho, não chora, não expõe fragilidade. Se “julga” provedor, “mas já não o é mais, já que a mulher moderna divide esse tipo de responsabilidade”.

O homem precisa entender que ir ao médico periodicamente a partir dos 40 anos é uma necessidade. E não é só próstata, tem alcoolismo, outras drogas, doenças cardiovasculares, prevenção e promoção da saúde, como exemplos. E trabalhar a promoção da saúde, na opinião do especialista, deve ser uma das prioridades da universidade, com informação e concientização.

Mas, se conscientização é importante, por outro lado, Baldur usa a sua própria categoria funcional para ilustrar: “os médicos sabem tudo o que devem fazer para manter sua saúde, mas ainda tem médico que fuma, por exemplo”, cita, tentando demonstrar o quanto que o caminho é difícil e que informação apenas não garante mudança de hábitos.

Câncer de próstata, de bexiga e de pênis são os outros temas da semana. Uma outra série voltada para a questão da afetividade do homem está sendo produzida pela equipe do Saúde com Ciência.

O programa

Veiculado diariamente pela Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), em três horários, às 5h, 8h e 18h, o Saúde com Ciência também vai ao ar em rede de rádios conveniadas do interior de Minas Gerais (Onde Ouvir).

O programa tem apoio da Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (Casu) e do CNPq. É produzido pelas Assessorias de Comunicação Social da Faculdade de Medicina, da Escola de Enfermagem e do Hospital das Clínicas da UFMG, com parceria da Rádio UFMG Educativa.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
Segunda-feira, 28/09
Política Nacional de Saúde do Homem
Entrevistado: Dr. Baldur Schubert – médico de saúde pública e coordenador da área de Saúde do Homem do Ministério da Saúde.

Terça-feira, 29/09
Números do câncer de próstata
Entrevistado: Dr. Augusto Barbosa Reis – urologista do Hospital das Clínicas da UFMG.

Quarta-feira, 30/09
Câncer de pênis
Entrevistado: Dr. Francisco de Paula Câmara – urologista do Hospital das Clínicas e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.

Quinta-feira, 01/09
Câncer de bexiga
Entrevistado: Dr. André Márcio Murad – oncologista do Hospital das Clínicas e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.

Sexta-feira, 02/09
Relação do homem com a violência
Entrevistada: Dra. Elza Machado de Melo – médica de Saúde Pública e professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG.

Ouça os programas: Site Saúde com Ciência

Leia mais
Saúde do homem no mês dos pais
– 14/08/09

Leia também
Eles morrem mais do que elas. Por quê? – (PDF)
Artigo publicado na Revista Médica de Minas Gerais

    Contador de visitas: 294 visualizações

    Veja também: