Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Queimaduras são temas do Saúde com Ciência


Publicado em: Notícias - 20 de janeiro de 2012

Lesões na pele provocadas por escaldaduras são acidentes domésticos comuns

Basta um leve toque numa panela quente para saber que queimadura é um assunto médico de extrema gravidade. Responsáveis por provocar por lesões na pele, elas podem ocorrer pelo contato com fogo, corrente elétrica, produtos químicos, exposição solar e, em uma de suas formas mais comuns e devastadoras, com as escaldaduras – os líquidos quentes.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras, um milhão de brasileiros se queimam todos os anos. Desse total, 80% dos casos acontecem em casa, sendo metade na cozinha e por derrame de um escaldo. “Pode ser água, café ou gordura quente”, exemplifica Carlos Eduardo Leão, cirurgião plástico e chefe do Serviço de Cirurgia Plásticas e Queimados da rede FHEMIG.

As crianças, principalmente em seus primeiros anos de vida, são vítimas bastante comuns desse tipo de acidente. “Do total dos nossos atendimentos, 43% são crianças de 0 a 10 anos. Elas são indefesas”, cita o médico, que atribui esse número à falta, no Brasil, de uma “cultura do perigo”. “Ensinar que cozinha é um lugar perigoso é um dever do pai e da mãe. Não transmitimos essas ideias aos nossos filhos”, lamenta.

Para prevenir os acidentes, Carlos Eduardo Leão recomenda que os adultos proíbam o acesso das crianças à cozinha durante o preparo de alimentos. Outra medida protetiva importante é posicionar o cabo da panela para o interior do fogão.

Se mesmo com essas precauções, ocorrer uma queimadura, a vítima deve, antes de tudo, resfriar a área atingida. “É o melhor a fazer em qualquer tipo de queimadura, seja por escaldadura ou não. Deve-se colocar a parte queimada numa água corrente”, ensina o médico. Outra saída é envolver a lesão em panos molhados. Em seguida, dependendo da gravidade do problema, encaminhar o indivíduo para atendimento médico.

Pomadas caseiras, pó de café, gema de ovo ou qualquer outra dica caseira devem ser completamente descartados. Esses produtos podem dificultar a limpeza da pele e contribuir para uma contaminação.

Tema da semana

Outras formas de queimadura, como as causadas por produtos químicos ou corrente elétrica, são assuntos do programa Saúde com Ciência que vai ao ar entre os dias 23 e 27 de janeiro. Confira a programação:

Queimaduras com fogo -Segunda–feira (23/01/12)

Queimaduras por fonte elétrica -Terça–feira (24/01/12)

Queimaduras solares – Quarta–feira (25/01/12)

Queimadura por produto químico – Quinta–feira (26/01/12)

Queimadura por escaldadura – Sexta – feira (27/01/12)

Saúde com Ciência

O Saúde com Ciência é uma produção da Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG. Seu intuito é informar e tirar dúvidas da população sobre temas relacionados à saúde.

O programa é veiculado em vinte emissoras de rádio. Também é possível conferir as edições pelo site do Saúde com Ciência.

    Contador de visitas: 250 visualizações

    Veja também: