AFC-4Na próxima terça-feira, 25 de agosto, acontecerá a cerimônia de inauguração do retrato do professor Aroldo Fernando Camargos, na Galeria de Retratos dos Professores Eméritos da Faculdade de Medicina da UFMG. A cerimônia será realizada na sala Aurélio Pires (sala 42), às 11h30 e será aberta a toda comunidade acadêmica.

A entrega formal do título de professor emérito foi realizada no dia 24 de junho. A honraria é concedida a docentes aposentados que tiveram destaque em sua trajetória acadêmica.

A cerimônia contará com a presença de familiares do professor Aroldo, funcionários do Laboratório de Reprodução Humana do Hospital das Clínicas, professores do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia e de membros da Congregação da Faculdade de Medicina.

Na ocasião, também será apresentado o livro Ginecologia Ambulatorial – 3ª edição, de autoria do professor Aroldo e colaboradores.

Trajetória

Aroldo, que se aposentou em 2011, dedicou 33 anos de sua vida à carreira acadêmica. Dentre suas realizações na Faculdade, ministrou na graduação, todas as disciplinas do Departamento e deu nome à turma 131, formada em 2012. Coordenou o curso de pós-graduação em Ginecologia e Obstetrícia da UFMG e fundou o Laboratório de Reprodução Humana. Foi representante em órgãos colegiados e comissões, assessor da CAPES e do CNPq.

O professor publicou mais de uma centena de artigos em periódicos, 57 capítulos de livros e 171 resumos publicados em anais de congressos. É autor de três livros didáticos em Ginecologia e Obstetrícia, incluindo Ginecologia Ambulatorial, obra referenciada e difundida em cursos de graduação de todo o país.

Hoje, o Laboratório de Reprodução Humana leva o seu nome, e é o único centro em Minas Gerais que oferece tratamentos de Reprodução Humana Assistida para pacientes do Sistema Único de Saúde.

    Contador de visitas: 472 visualizações

    Veja também: