Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Internas

Projeto que une cinema e neurociências promove sessão comentada nesta quarta


Publicado em: AgendaInternas - 30 de Maio de 2017

O filme Waking life será exibido nesta quarta-feira, 31, às 13h, no auditório 2A do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD1), no campus Pampulha da UFMG. Após a sessão, o professor Cleiton Aguiar, do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), fará comentários sobre sono, sonhos lúcidos e alucinações.

Lançado em 2001, o filme, dirigido por Richard Linklater, conta a história de um jovem que não acorda de um sonho e passa a encontrar pessoas da vida real em seu mundo imaginário. Com elas, o rapaz mantém longas conversas sobre os vários estados da consciência humana e discussões filosóficas e religiosas. A produção norte-americana se destaca por conter cenas filmadas sobrepostas a uma película que imita uma textura de animações flash.

Com estágio de pós-doutoramento no Neural Circuits and Memory Lab, da Universidade de Wisconsin (EUA), Cleiton Aguiar investiga os mecanismos de plasticidade sináptica responsáveis pelo processo de formação de memória durante o sono em situações normais e patológicas.

O evento integra a programação do projeto Neurociências, Cinema e Pipoca (NCP), coordenado pelo professor Bruno Rezende Souza.

Redação: Cedecom/UFMG

    Contador de visitas: 183 visualizações

    Veja também: