Notícias Externas

Projeto Pesquisadores destaca produção científica na Faculdade


Publicado em: ExtensãoExternas - 16 de outubro de 2017

Imagem do site do Projeto Pesquisadores

Com o objetivo de tornar os pesquisadores da Faculdade de Medicina da UFMG mais conhecidos dos públicos externo e interno, principalmente pelos estudantes de graduação, o Centro de Pesquisa (CPq) e o Centro de Comunicação Social (CCS) lançaram, hoje, o projeto Pesquisadores, integrando a programação da 26ª Semana do Conhecimento da UFMG.

O projeto vai destacar, a cada mês, um pesquisador que tenha história ligada à Faculdade de Medicina da UFMG, por meio de áudio e vídeo. Os nomes foram determinados pelo professor Fernando Reis, coordenador do CPq, e seguem os critérios de produtividade do CNPq que orientam nos programas de pós-graduação da Unidade e inclui pesquisadores reconhecidos pelos seus pares na UFMG, no Brasil e no exterior e, a representação dos programas de pós-graduação da Faculdade de Medicina da UFMG.

“Precisamos valorizar a produção científica na instituição e acreditamos que, com essa divulgação, somos capazes de inspirar jovens estudantes a percorrer o mesmo caminho”, comenta Fernando Reis.

Concepção
“Desde o primeiro momento que o professor Fernando Reis nos apresentou a proposta, toda a equipe do Centro de Comunicação Social se entusiasmou e se envolveu”, conta Gilberto Carvalho, coordenador do CCS. “Buscamos, além de relatar a pesquisa, apresentar o pesquisador, seu lado pessoal e também profissional com o intuito de provocar e estimular nossos estudantes a se engajarem na pesquisa da instituição”, completa.

Criador da página, o webdesigner Fábio Andrade destaca a relevância do projeto: “No dia a dia do CCS estamos frequentemente em contato com alguns destes objetos de estudo e, por isso, sabemos do quanto é importante que as pessoas conheçam esse trabalho fora da Faculdade” reforça. Ele explica que como o propósito do site é despertar o interesse de discentes pela pesquisa e, ao mesmo tempo, servir de registro histórico, houve uma opção por desenvolver um site que estivesse entre o contemporâneo e o tradicional.

“Escolhemos uma estética muito semelhante a dos perfis pessoais feitos em editoriais impressos, conferindo destaque para as fotografias, inserindo citações em “olhos” e colocando o texto sobre um fundo branco, limpo, semelhante à página de uma revista. Seguindo este modelo, a página inicial do projeto destaca o pesquisador “do mês”, servindo de chamada para o conteúdo completo”, afirma. Ele conta que o site também é responsivo, ou seja, se adapta aos mais variados tipos de tela, incluindo a de dispositivos móveis.

Estreia
O primeiro entrevistado é o professor Marcus Vinicius Gomez, pesquisador convidado da Faculdade de Medicina da UFMG.  Formado em Medicina Veterinária, com doutorado em Bioquímica pela UFMG e pós-doutorado em Farmacologia na Universidade de Michigan, Marcus Vinicius Gomez acumula mais de 240 artigos completos publicados em periódicos e cinco patentes, além de títulos, homenagens e prêmios em instituições nacionais e internacionais de ensino e pesquisa. Marcus Vinicius é estudioso de toxinas de animais peçonhentos, especialmente da aranha armadeira, Phoneutria nigriventer, sobre a qual surgiram várias patentes.

Para ele, a atuação em pesquisa não é considerada trabalho, mas divertimento. “A pesquisa exige uma luta contínua e as pessoas vivem me dizendo que preciso parar. A verdade é que sinto que não estou trabalhando, mas me divertindo”, conta.

Acesse a página do projeto Pesquisadores.

Semana do Conhecimento
A programação da 26ª Semana do Conhecimento da UFMG terá conferências, palestras, mesas-redondas, jornadas e uma extensa agenda cultural, de 16 a 20 deste mês.

Leia também: Semana do Conhecimento começa nesta segunda-feira

 

 

    Contador de visitas: 632 visualizações

    Veja também: