Professor Jorge Andrade. Foto: Carol Morena

O Professor Titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Jorge Andrade Pinto, tendo como exemplo o pai médico, não teve dúvidas sobre a carreira que iria seguir. “Ainda que precoce, minha decisão – de fazer Medicina – foi fruto de um processo evolutivo desde a infância”.

Natural de Belo Horizonte, teve a capital mineira como local principal da carreira. A graduação, o mestrado e doutorado foram feitos na mesma Instituição, onde permanece dando aula há 25 anos. Especialista em Aids em crianças, adolescentes e gestantes, Jorge Andrade também compartilha seu conhecimento como consultor da Organização Mundial da Saúde e em diversos comitês nacionais e internacionais na área. “Entendo que é um compromisso meu de, minimamente, retornar essa educação de qualidade que tive o privilégio de desfrutar aqui na Faculdade”, argumenta.

Entre os fatos da sua trajetória que se orgulha, Jorge Pinto destaca a oportunidade de poder acompanhar desde os primeiros casos de Aids pediátrica no Brasil, até o progresso na erradicação da transmissão vertical do HIV.

Confira a história de Jorge Andrade Pinto e dos demais professores apresentados no Projeto Pesquisadores em www.medicina.ufmg.br/projetopesquisadores.

O Projeto

Com o objetivo de valorizar a produção científica da Faculdade de Medicina da UFMG, o Centro de Pesquisa (CPq) e o Centro de Comunicação Social (CCS) produzem o “Projeto Pesquisadores”.

O projeto traz a cada mês, por meio de áudio e texto, a história de vida e o percurso na ciência de um pesquisador reconhecido pelos seus pares na UFMG, no Brasil e no exterior, com participação nos programas de pós-graduação da Faculdade de Medicina.

    Contador de visitas: 574 visualizações

    Veja também: