Professor Alexander Birbrair. Foto: Carol Morena

Neste mês de janeiro, o professor do Departamento de Patologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Alexander Birbrair, é o destaque do Projeto Pesquisadores. Nascido na União Soviética e residente de Israel, antes de ir morar no Ceará, ele formou-se em Biomedicina pela UESC e foi convidado para fazer seu doutorado em neurociência na Wake Forest University, na Carolina do Norte-EUA, quando ainda estava na graduação. Seguindo suas pesquisas, fez pós-doutorado em biologia das células-tronco na Albert Einstein School of Medicine em Nova York.

Atualmente, também é membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pesquisador colaborador da Faculdade de Medicina da UFMG. Segundo ele, entre seus maiores orgulhos na trajetória de vida está ser marido da artista e contadora, Veranika Ushakova, e pai da pequena Tamar Ahava Birbrair, de dois anos de idade.

O professor mostra que sua escolha por Biomedicina, inicialmente criticada por muitos, foi acertada. Aos 31 anos, ele já desenvolveu diversas pesquisas que, inclusive, renderam publicações na Science e na Nature, duas das principais revistas científicas do mundo. Hoje no próprio laboratório, ele continua pesquisando e “alimentando” o sonho do início da faculdade, de realizar pesquisas que ajudem a mudar a vida das pessoas.

Entre suas descobertas, há a identificação do potencial de promover a expansão das células-tronco hematopoiéticas dos pericitos do fígado fetal. A descoberta do funcionamento do nicho dessas células, segundo Birbrair, pode ser o caminho para reproduzi-las em laboratório, congelá-las e torná-las mais disponíveis, facilitando o atual processo de transplante de células-tronco.

Confira a história de Alexander Birbrair em www.medicina.ufmg.br/projetopesquisadores.

O Projeto Pesquisadores

Com o objetivo de valorizar a produção científica da Faculdade de Medicina da UFMG, o Centro de Pesquisa (CPq) e o Centro de Comunicação Social (CCS) produzem o “Projeto Pesquisadores”.

O projeto traz a cada mês, por meio de áudio e texto, a história de vida e o percurso na ciência de um pesquisador reconhecido pelos seus pares na UFMG, no Brasil e no exterior, com participação nos programas de pós-graduação da Faculdade de Medicina da UFMG.

    Contador de visitas: 1.051 visualizações

    Veja também: