Notícias Externas

Projeto de telessaúde recebe Prêmio Jovem Pesquisador


Publicado em: ExternasNotícias - 28 de setembro de 2016

rhd_poster_portugueseO Provar, projeto de rastreamento de Cardiopatia Reumática em escolares através de ecocardiografia, foi contemplado com o Prêmio Jovem Pesquisador no Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, realizado entre os dias 23 e 25 de setembro, em Fortaleza, Ceará. O programa é desenvolvido pelo Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG, em parceria com o Children´s National Health System, de Washington-DC, EUA.

Esta é a maior premiação de temas-livres da cardiologia no Brasil e é concedida aos melhores projetos do ano, submetidos por jovens pesquisadores. Na ocasião, o Provar foi apresentado pela estudante Vitória Rezende, do 7o período do curso de Medicina.

O diretor do projeto e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, Bruno Nascimento, conta que o Provar é o primeiro programa de rastreamento ecocardiográfico de Cardiopatia Reumática em larga escala do Brasil. Até o momento, segundo ele, quase 20 mil crianças tiveram acesso ao processo educativo, e quase 10 mil foram submetidos ao ecocardiograma. “Na última publicação do Provar encontramos uma prevalência alarmante de ecocardiogramas anormais (4,2%), sendo 0,5% de alterações definitivas, que já indicam profilaxia com antibióticos”, explica.

Nascimento explica, ainda, que o rastreamento ecocardiográfico é uma tendência internacional, que permite o diagnóstico e tratamento precoce da Cardiopatia Reumática. Ele evita a progressão para doenças graves, que muitas vezes requerem cirurgias e outras medidas invasivas.

Também participam do Provar, os professores da Faculdade Antonio Luiz Ribeiro, coordenador sênior; Maria do Carmo Pereira Nunes e Gabriel Assis do Carmo; as professoras Zilda Meira e Adriana Diamantino, da Universidade Estadual de Montes Claros; além de um grupo de estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG.

    Contador de visitas: 259 visualizações

    Veja também: