Notícias Internas

Programação de férias do Espaço do Conhecimento até domingo


Publicado em: AgendaInternas - 26 de janeiro de 2015

Até domingo, 1º fevereiro, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece programação gratuita dedicada às férias de janeiro. As atividades incluem oficinas para crianças e jovens, a exposição temporária Planetário Líquido, esquetes teatrais, entre outras atrações.

Programação

Exposição Planetário Líquido (Multiverso)

Até 1º de fevereiro – das 10 às 17 horas; quintas, das 10 às 21 horas

Classificação: livre

O Planetário Líquido é um modelo em três dimensões feito com combinações de água, álcool e óleos coloridos por pigmentos fluorescentes. Em globos de vidro, sua constituição fluida e movimentação produzem estrutura análoga à do espaço sideral. O modelo foi desenvolvido por Délcio Almeida e Alexsandro Oliveira com o objetivo de potencializar o ensino de ciências e a divulgação cientifica em ambientes expositivos. No Espaço do Conhecimento, os globos ficarão no Terraço Astronômico, em tendas escuras que receberão iluminação especial.

Esquetes Teatrais no Museu

Até 1º de fevereiro – às 11h30 e às 16h30; quintas, às 18h30.

Classificação: livre

Intervenções teatrais desenvolvidas pelo Núcleo Educativo e de Teatro do Espaço do Conhecimento UFMG dialogam com os conteúdos da exposição Demasiado Humano. Nas intervenções, personagens históricos como Charles Darwin e Stanley Miller provocam o público a pensar sobre a construção da ciência e convidam os visitantes a interagir de forma diferente com o museu.

Oficina Espectroscópio

Até 1º de fevereiro – Terças e quintas, das 14 às 15 horas – A partir de 8 anos – 15 vagas por dia

Os ingressos poderão ser retirados na recepção do museu uma hora antes do início da atividade.

Os participantes construirão um espectroscópio para visualizar a dispersão da luz em espectros contínuos e descontínuos, proveniente de diversas fontes luminosas, inclusive o Sol. As raias do espectro descontínuo são provocadas por efeito quântico, que permite inferir sobre a composição da matéria da qual as estrelas são formadas.

Oficina Construção de Planetário Líquido

28 de janeiro – das 14 às 15 horas – A partir de 8 anos -15 vagas por dia

Os ingressos poderão ser retirados na recepção do museu uma hora antes do início da atividade.

Na oficina, Délcio Almeida vai explicar os conceitos que embasaram o desenvolvimento do projeto Planetário Líquido e montará, com os participantes, um modelo em globo de vidro. O objetivo é que os participantes, com base na experiência, possam replicar o modelo em casa.

Oficina Aprendendo sobre o Corpo humano

30 de janeiro, das 14 às 17 horas- A partir de 7 anos – 20 vagas

Os ingressos poderão ser retirados na recepção do museu uma hora antes do início da atividade

A atividade será ministrada por oficineiras do projeto Arte da saúde, da Prefeitura de Belo Horizonte. Haverá construção de bonecos articulados e produção de desenhos com frases escondidas que serão reveladas às crianças por meio de raspagem.

Redação: Cedecom/UFMG

    Contador de visitas: 637 visualizações

    Veja também: