Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Programa de rádio previne DSTs


Publicado em: Notícias - 31 de outubro de 2008

Durante o mês de novembro o Programa Saúde com Ciência vai se dedicar a falar dos temas que integram a programação do 1º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG, que acontece entre os dias 12 e 15 de novembro.

“Prevenindo as DST” será a primeira série de programas especiais a ser veiculada na semana dos dias 3 e 9 de novembro, na Rádio UFMG Educativa.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a estimativa é que no mundo ocorram cerca de 340 milhões de casos de DST por ano. Herpes genital e HPV não estão incluídos nesta estimativa.

O Saúde com Ciência orienta sobre a necessidade de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis também entre os portadores de transtornos mentais. Entre 43% e 78% deles relataram ter feito sexo sem camisinha no trimestre que precedeu o estudo.

O programa também chama a atenção para o Câncer de Colo do Útero, tenta derrubar mitos a respeito e alerta homens e mulheres sobre cuidados básicos e imprescindíveis para uma boa qualidade de vida.

E é bom que se lembre: a principal forma de prevenção, apesar dos grandes avanços da tecnologia e da ciência, ainda é o uso do preservativo em todas as relações sexuais.

Quer saber mais? Não perca!

Educativo

Com o apoio da Casu, Caixa de Assistência à Saúde da Universidade, o programa Saúde com Ciência vai ao ar todos os dias, às 5h, 8h e 18h03, na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM). As edições anteriores podem ser ouvidas na página da Faculdade de Medicina da UFMG. O programa também é veiculado por meio de uma rede de rádios do interior (onde ouvir).

Saiba mais: 1º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira, dia 3/11
Assunto: Uma visão geral sobre as DST
Entrevistado: Francisco Inácio Bastos, epidemiologista da Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro.

Terça-feira, dia 4/11
Assunto: DST em mulheres
Entrevistado: Fernando Marcos Reis, ginecologista e professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG.

Quarta-feira, dia 5/11
Assunto: DST em pacientes com transtornos mentais
Entrevistada: Mark Guimarães, epidemiologista e professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG.

Quinta-feira, dia 6/11
Assunto: DST em homens
Entrevistado: Carlos Eduardo Corradi, chefe do Serviço de Urologia do Hospital das Clínicas e professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG.

Sexta-feira, dia 7/11
Assunto: HPV e câncer de colo do útero
Entrevistado: Agnaldo Lopes, ginecologista do Hospital das Clínicas da UFMG.

Sábado, dia 8/11 (reprise)
Assunto: DST em pacientes com transtornos mentais
Entrevistada: Mark Guimarães, epidemiologista e professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG.

Domingo, dia 9/11 (reprise)
Assunto: HPV e câncer de colo do útero
Entrevistado: Agnaldo Lopes, ginecologista do Hospital das Clínicas da UFMG.

    Contador de visitas: 326 visualizações

    Veja também: