Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Profissionais se reúnem para melhorar assistência de hepatites no estado


Publicado em: AgendaExternas - 8 de setembro de 2017

Encontro capacita profissionais para enfrentamento das hepatites virais B e C em Minas Gerais

Clique para ampliar.

Doenças assintomáticas na fase crônica, as hepatites virais B e C podem, silenciosamente evoluir para a cirrose e o câncer do fígado. Por causa da falta de apresentação dos sintomas, cerca de 80% das pessoas com hepatite C desconhecem seu estado de portador. Para debater e capacitar para o assunto, a Faculdade de Medicina da UFMG recebe o II Fórum de Hepatites Virais de Minas Gerais, na segunda-feira, 11 de setembro, das 8h às 18h, no Salão Nobre da Unidade.

O encontro propõe treinamento e capacitação das equipes de assistência dos centros de referência em hepatites de Minas Gerais para o enfrentamento das hepatites virais B e C em toda a sua complexidade. Segundo a professora do Departamento de Clínica Médica, Rosângela Teixeira, o objetivo é ampliar as possibilidades de diagnóstico e tratamento das hepatites B e C no nosso estado.

Os temas serão abordados por profissionais dos Serviços de Atendimento Especializado (SAEs) e Centros de Treinamento e Capacitação (CTAs) de Minas Gerais.

Protocolo
De acordo com a professora o Ministério da Saúde liberou, essa semana, o novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Hepatite C no Brasil, que amplia a elegibilidade ao tratamento da hepatite C crônica que, com novas drogas, ultrapassa em 95% as chances de cura.

“O evento ocorrerá em momento oportuno e favorável e acreditamos, desta forma, contribuir para mudanças positivas no cenário desses agravos em nosso estado”, acredita Rosângela.

Acesse a programação completa do Fórum.

 

    Contador de visitas: 241 visualizações

    Veja também: