Notícias Externas

Profissionais de Nova Lima são capacitados para a doença falciforme


Publicado em: ExternasNotícias - 25 de maio de 2016

Evento dá continuidade ao trabalho realizado por equipe de Serviço Social no município

IMG_2100

Profissionais da Atenção Básica se reuniram no Lions Clube, em Nova Lima. Foto: Rafaella Arruda.

Duzentos e cinquenta profissionais da Atenção Primária à Saúde de Nova Lima se reuniram no município, no dia 20 de maio, para discutir a doença falciforme. Promovido pela Prefeitura de Nova Lima com o apoio do Cehmob-MG e da Associação de Pessoas com Doença Falciforme e Talassemia do Estado de Minas Gerais (Dreminas), o 1º Seminário de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme ocorreu no período da manhã e da tarde, e abordou diversos temas referentes à doença, como aspectos clínicos, epidemiológicos e sociais. Houve ainda palestras sobre o papel da atenção básica e a integralidade do cuidado para a pessoa com doença falciforme.

No período da tarde, a assistente social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Nova Lima, Márcia Paula, apresentou os resultados da busca ativa realizada pela equipe junto às pessoas com doença falciforme do município. A ação foi motivada após participação dos profissionais de Serviço Social no 1º Encontro Mineiro de Assistentes Sociais, promovido pelo Cehmob-MG em junho de 2015. “A partir daí houve uma crescente necessidade de aprimorar o conhecimento adquirido e trazer uma melhoria nos serviços prestados. Então era necessário conhecer esse território e as pessoas com a doença falciforme”, explicou Márcia.

A partir da aplicação de um questionário, foram contabilizadas 38 pessoas com doença falciforme, somadas aquelas identificadas pela Secretaria de Saúde e outras que surgiram no decorrer da pesquisa, por nascimento ou indicação. “É uma incidência alta em um município de 87 mil habitantes e que merece atenção. Todos os territórios do município têm pelo menos um paciente”, destacou a assistente social.

Leia mais no link.

Fonte: Cehmob-MG.

    Contador de visitas: 233 visualizações

    Veja também: