Notícias Externas

Profissionais de BH são capacitados para Programa de Toxoplasmose


Publicado em: ExternasNotícias - 26 de junho de 2015

IMG_1389[1]Nos dias 23 e 24 de junho, profissionais de saúde de Belo Horizonte, entre enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem, foram capacitados para o Programa de Controle da Toxoplasmose Congênita de Minas Gerais (PCTC-MG). O treinamento, realizado pelo Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad) em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), ocorreu na Escola de Enfermagem da UFMG e contemplou 133 profissionais, divididos em duas turmas.

Belo Horizonte é o último município a aderir ao PCTC-MG e, a partir de 3 de agosto, todas as 147 unidades de saúde da capital darão início às coletas de sangue nas gestantes conforme o novo protocolo. Com a adesão ao Programa, a capital passará a realizar três coletas de sangue por punção digital nas gestantes acompanhadas, além das outras três já feitas por punção venosa, alternando as metodologias.

Para a médica e consultora técnica do Nupad para o PCTC-MG, Gláucia Andrade, o novo protocolo tem como vantagem a diminuição do intervalo entre as coletas ao longo da gravidez. “Isso irá possibilitar um diagnóstico mais precoce e maior eficiência terapêutica, capaz de reduzir as chances da transmissão vertical da toxoplasmose (mãe-feto) ou os danos para a criança infectada”, pontuou durante o treinamento.

Os profissionais foram orientados sobre os procedimentos de coleta, armazenamento e envio das amostras referentes ao PCTC-MG e também sobre como utilizar o portal do Nupad para acessar os resultados e outros materiais referentes ao Programa. “Será preciso nos organizarmos para o novo protocolo, mas, com o tempo, a tendência é melhorarmos. Isso será muito bom para a saúde da criança”, declarou a enfermeira Larissa Rocha, presente no segundo dia de capacitação.

A expectativa é que, uma vez capacitados, os profissionais de saúde se tornem replicadores do conhecimento nos Centros de Saúde onde atuam.

Triagem Neonatal
Os participantes também tiveram a oportunidade de reciclar os conhecimentos sobre o Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG). As etapas para a coleta, armazenamento e envio das amostras de sangue da triagem neonatal, conhecida como teste do pezinho, foram apresentadas pelo enfermeiro do Nupad, Bernardo Romanelli.

Programa de Controle da Toxoplasmose Congênita
Coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) a partir do Programa Mães de Minas, o PCTC-MG é viabilizado tecnicamente pelo Nupad e teve início em fevereiro de 2013. Por esta iniciativa, o estado garante a todas as gestantes o direito de realizar gratuitamente os testes necessários para o diagnóstico precoce da toxoplasmose, assim como o tratamento dos casos identificados.

Acesse o protocolo do Programa de Controle da Toxoplasmose Congênita para Belo Horizonte.

    Contador de visitas: 656 visualizações

    Veja também: