Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Professores participam de festival de divulgação da ciência em bares


Publicado em: AgendaExternas - 16 de maio de 2017

Professores da UFMG nas áreas de comunicação, educação, economia, medicina e educação física participam hoje e amanhã (16 e 17 de maio), em Belo Horizonte, do festival Pint of Science.

A iniciativa leva a bares de cidades ao redor do mundo conversas sobre diferentes aspectos da ciência.

Os encontros ocorrem das 19h30 às 21h.


Medicina

Dois professores da Faculdade de Medicina da UFMG participaram do evento amanhã, 17 de maio, no bar Filé Espeto e Cia, no bairro Ouro Preto. Os professores dos departamento de Saúde Mental, Rodrigo Nicolato, e Clínica Médica, Maria Aparecida Camargos Bicalho, falarão sobre envelhecimento, Alzheimer e memória. Ambos são membros do Centro de Tecnologia em Medicina Molecular.

Rodrigo Nicolato é vice-presidente da Associação Brasileira de Neurociência Clínica, e atua principalmente nos temas psicofarmacologia, psiquiatria, esquizofrenia, psicopatologia e psicogeriatria.

Na UFMG é sub-chefe do Serviço de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da UFMG, professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular e sub-chefe do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina.

Maria Aparecida Camargos Bicalho é pesquisadora na área de envelhecimento, com ênfase em doenças neurodegenerativas e doenças cardiovasculares. A professora é membro do International Society to Advance Alzheimer Resarch and Treatment, dos Estados Unidos, e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Na UFMG, é também colaboradora do Programa de Pós-graduação em Medicina Molecular e orientadora permanente do Programa de Pós graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto. A professora coordena ainda o Ambulatório de Comprometimento Cognitivo Leve do Instituto Jenny de Andrade Faria do Hospital das Clínicas da UFMG.

Acesse o currículo Lattes do professor Rodrigo Nicolato.
Acesse o currículo Lattes da professora Maria Aparecida Camargos Bicalho.

Confira a programação:

16 de maio
Filé Espeto e Cia. (Avenida Fleming, 271, Ouro Preto).
O professor Orlando Gomes, da Faculdade de Educação, vai debater A reforma do ensino médio com Carla Chamon, doutora pela UFMG e diretora de Educação Profissional e Tecnológica do Cefet-MG.

Cantina do Lucas (Avenida Augusto de Lima, 233, loja 18/19, Centro)
Geane Alzamora, do Departamento de Comunicação Social, vai abordar o tema Esfera pública ampliada ou palanque virtual? Redes sociais e ativismo, na companhia da jornalista e professora Lorena Társia, que cursa pós-doutorado na UFMG.

MM Café, do Museu MM Gerdau (Praça da Liberdade, s/nº)
Fisiologia do esporte e modismo na dieta será o tema da conversa do professor Luciano Prado, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com Leandro Barbosa do Prado, doutor pela UFMG e especialista em fisiologia e farmacologia relacionadas ao emagrecimento.


17 de maio

Café com Letras, do Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade s/nº)
Edson Domingues, da Faculdade de Ciências Econômicas, vai debater Inovação e novos modelos de economia com o empresário e professor Mauro Carrusca.

Filé Espeto e Cia (Avenida Fleming, 271, Ouro Preto)
Os professores Rodrigo Nicolato e Maria Aparecida Camargos Bicalho, da Faculdade de Medicina, vão conversar sobre Envelhecimento e Alzheimer:memórias em apuros.


Mais informações
na página do Pint of Science.

Redação: com Cedecom/UFMG

    Contador de visitas: 276 visualizações

    Veja também: