Notícias Externas

Professores da UFMG lançam livro sobre doenças vasculares


Publicado em: ExternasNotícias - 22 de fevereiro de 2017

O professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG, Túlio Navarro e a professora da Fisioterapia da UFMG, Ligia Cisneros, são editores do livro “Vascular Diseases for the non-specialist”, que foi lançado neste mês de fevereiro.

Segundo o professor Túlio, a ideia do livro surgiu a partir dos alunos que não encontravam uma literatura sobre doenças vasculares voltadas para não especialistas. Ele também informa que as doenças vasculares são muito prevalentes e isso se deve a mudança do perfil da população. “Embora tenha havido avanços importantes na questão da cardiologia, as universidades se esqueceram da questão das doenças vasculares. Não existe uma literatura sobre isso para os alunos, o que existe nesse sentido são os livros e textos para especialistas”, explica.

O livro, escrito em inglês, é um guia baseado em evidências cientificas. “Como o livro é destinado para os generalistas ele foi escrito em uma linguagem simples. Então é voltado para a assistência baseada em estudos”, conta a professora Ligia. “As evidências cientificas são para mostrar como o profissional pode utilizar os ensinamentos na pratica dele, é a pesquisa sendo aplicada no dia a dia do profissional”, completa.

“Os alunos participaram do livro de forma ativa. Esse é um livro eminentemente da UFMG, com alunos tanto da Medicina quanto da Fisioterapia em parceria com a Universidade de Yale, nos Estados Unidos”, afirma Navarro.

Vascular Surgery- A Global perspective

Em dezembro, o professor também lançou o livro Vascular Surgery- A Global perspective, do qual foi o editor da América do Sul. “Esse já é um livro voltado para o especialista. Ele traz como é pratica da cirurgia vascular em diferentes lugares do mundo. Então sabemos como é a pratica na America, Europa, Ásia, África e Oriente Médio. Além de como é a formação dos especialistas, a prevalência dessas doenças nesses lugares e como se tratam”, concluiu.

    Contador de visitas: 1.527 visualizações

    Veja também: