Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Professores da Medicina e do ICB levam pesquisas a congresso de genética


Publicado em: ExternasNotícias - 28 de agosto de 2015

De 8 a 11 de setembro, será realizado, em Águas de Lindóia, São Paulo, o 61° Congresso Brasileiro de Genética. Com o tema Pós-genômica, a edição deste ano contará com a presença de pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e da Faculdade de Medicina da UFMG.

No dia 10, o professor Sérgio Danilo Junho Pena, diretor do Laboratório de Genômica Clínica da Faculdade de Medicina, falará sobre as armadilhas que dificultam a análise de diagnósticos de sequenciamento completo do exoma. Na mesma data, o professor Gustavo Campos e Silva Kuhn, do ICB, coordenará mesa-redonda sobre singularidades e generalidades reveladas no sequenciamento do genoma de insetos do gênero Drosophila. A mesa terá apresentações de pesquisadores das universidades federais do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro.

No mesmo dia, como parte da programação Genética na praça, que tem como objetivo popularizar o conhecimento de temas da área, os professores Maria Raquel Santos Carvalho, Pablo Augusto da Fonseca e Fernanda Caroline dos Santos, do Departamento de Biologia Geral da UFMG, organizarão o Brechó: o lixo de luxo. A oficina vai demostrar que todas as partes do genoma são de essencial importância, contrariando a ideia de que são poucos os que carregam informações genéticas importantes.

Na mesma linha, a professora Adlane Vilas-Boas participará, no dia 11, da mesa Ações de popularização da genética, coordenada por Lavínia Schüler-Faccini, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Adlane levará a apresentação Ciência para todos: genética nas ondas do rádio e nas viagens de ônibus.

A professora Maria Raquel Santos Carvalho, também no dia 11, coordenará mesa sobre o futuro dos estudos de associação do genoma completo (GWAS), na qual tomarão assento a professora Marília de Oliveira Scliar, também da UFMG, e pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa e da universidade canadense Guelph University.

A mesa Especiação em plantas: processos estocásticos e adaptação será coordenada pela professora Maria Bernadete Lovato, também da UFMG. Além dela, participarão pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Estadual Paulista.

As inscrições via internet estão encerradas. Interessados em participar do evento como ouvintes podem se inscrever no local do evento até o último dia, 11 de setembro.

A programação completa e outras informações podem ser obtidas neste site.

Com Centro de Comunicação da UFMG.

    Contador de visitas: 387 visualizações

    Veja também: