Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Professora toma posse como Titular na Academia Mineira de Medicina


Publicado em: ExternasPessoas - 2 de maio de 2018

Com dedicação à educação médica, professora Eliane Dias Gontijo toma posse como Acadêmica Titular na Academia Mineira de Medicina

Professora Eliane: mais de 40 anos dedicados ao ensino de medicina. Foto: Arquivo pessoal

A professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG Eliane Dias Gontijo, tomou posse na sexta-feira, 27 de abril, como Acadêmica Titular da Cadeira nº 73 da Academia Mineira de Medicina. Essa cadeira tem como patrono o médico oftalmologista Creso Agrícola Barbi, e como último ocupante o acadêmico Nereu de Almeida Júnior.

Na cerimônia, a professora foi saudada pelo vice-presidente da Academia e professor aposentado do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG, Walter Antonio Pereira. A solenidade de posse foi realizada no Teatro Oromar Moreira, da Associação Médica de Minas Gerais.

Reconhecimento e contribuição
A professora foi convidada pelo professor Walter Antonio Pereira a se candidatar como Acadêmica, e teve seu trabalho “Desafios da Educação Médica no século XXI” aprovado por unanimidade na Academia.

Na visão da professora, a Academia pode ser mais uma entidade a auxiliar as instituições de ensino na formação dos jovens, sendo um ponto importante a questão da humanização do atendimento. “Junto a outras entidades de classe, como a Associação Médica de Minas Gerais e o Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais, a Academia muito tem a contribuir com as instituições formadoras”, acrescenta.

Eliane é, atualmente, professora Titular da Faculdade e coordenadora do Núcleo de Educação, e soma mais de 40 anos dedicados ao ensino de Medicina. “Agora, como membro titular da Academia Mineira de Medicina, pretendo honrar a tradição e a rica história dessa entidade e continuar buscando o ensino de qualidade como forma de garantir uma atenção médica de qualidade para nossa população”, conclui a professora.​

Academia Mineira de Medicina
A Academia Mineira de Medicina foi fundada em 1970 e mantém a tradição e o compromisso de contribuir para o desenvolvimento e o progresso da profissão e ensino médico. Com reuniões semanais, ela visa discutir e refletir em torno de temas e assuntos relevantes da área.

    Contador de visitas: 446 visualizações

    Veja também: