Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


CENSOPAS (1)A professora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina, Adriane Mesquita de Medeiros, participou do III Encuentro Iberoamericano sobre Encuestas De Condiciones De Trabajo y Salud, que tinha como objetivo principal elaborar um manual do usuário do “Questionário básico sobre condições de Trabalho, Emprego e Saúde na América Latina e no Caribe (CTESLAC)”. Este questionário foi elaborado nos encontros anteriores, em Buenos Aires, na Argentina, e em Belo Horizonte, da Rede Ibero-americana de especialistas em Inquéritos de Condições de Trabalho, Emprego e Saúde.

O Encontro foi realizado em Lima, Peru, nos dias 18 e 19 de março e contou também com a participação do pesquisador Eduardo de Paula Lima. Representando o Núcleo de Estudos Saúde e Trabalho (Nest/UFMG), Adriane e Eduardo apresentaram críticas e contribuições à atual versão do questionário e do manual, levando em consideração a experiência adquirida no Nest no que diz respeito aos inquéritos em saúde dos trabalhadores. O Núcleo havia organizado o II Encontro Ibero-americano sobre Inquéritos de Condições de Trabalho, Emprego e Saúde, realizado na Faculdade de Medicina da UFMG.

No evento deste ano, também foi dado início à elaboração dos indicadores para a vigilância da saúde do trabalhador na América Latina, Caribe e Europa.

    Contador de visitas: 240 visualizações

    Veja também: