CENSOPAS (1)A professora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina, Adriane Mesquita de Medeiros, participou do III Encuentro Iberoamericano sobre Encuestas De Condiciones De Trabajo y Salud, que tinha como objetivo principal elaborar um manual do usuário do “Questionário básico sobre condições de Trabalho, Emprego e Saúde na América Latina e no Caribe (CTESLAC)”. Este questionário foi elaborado nos encontros anteriores, em Buenos Aires, na Argentina, e em Belo Horizonte, da Rede Ibero-americana de especialistas em Inquéritos de Condições de Trabalho, Emprego e Saúde.

O Encontro foi realizado em Lima, Peru, nos dias 18 e 19 de março e contou também com a participação do pesquisador Eduardo de Paula Lima. Representando o Núcleo de Estudos Saúde e Trabalho (Nest/UFMG), Adriane e Eduardo apresentaram críticas e contribuições à atual versão do questionário e do manual, levando em consideração a experiência adquirida no Nest no que diz respeito aos inquéritos em saúde dos trabalhadores. O Núcleo havia organizado o II Encontro Ibero-americano sobre Inquéritos de Condições de Trabalho, Emprego e Saúde, realizado na Faculdade de Medicina da UFMG.

No evento deste ano, também foi dado início à elaboração dos indicadores para a vigilância da saúde do trabalhador na América Latina, Caribe e Europa.

    Contador de visitas: 249 visualizações

    Veja também: