A Faculdade de Medicina da UFMG receberá, no próximo dia 27 de setembro, o psiquiatra Ian F Brockington, professor da Universidade de Birmingham, na Inglaterra. O convidado irá participar de uma palestra com o tema: “Mães e Bebês na Psiquiatria: a História e os Desafios Mundiais.” Haverá ainda um workshop com discussão de casos em grupos. O evento terá início às 8h, na sala 829, 8º andar. O encontro é aberto ao público em geral e as vagas são limitadas.

Destaque na Medicina Britânica, Ian Brockington é um dos fundadores da Seção de Saúde Mental da Mulher na Associação Mundial de Psiquiatria e tem diversos artigos e livros publicados na área. Ele é professor emérito das Universidades de Birmingham e de Manchester e professor visitante da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

De acordo com a professora Anayansi Brenes, do departamento de Medicina Preventiva e Social, a visita do especialista faz parte de um programa que visa trazer outros convidados para discutir os seguintes temas: a construção psíquica da mulher como mãe e a situação das futuras mães como indicador de uma boa maternidade. “Atualmente, vemos muitos casos de mulheres que renunciam à sua individualidade e perdem a tranquilidade antes ou depois do parto. O Dr. Ian estabelecerá uma perspectiva histórica para entendermos esse contexto em nível mundial e examinará no workshop casos clínicos com psicopatologias diversas da sua clínica psiquiátrica”, adianta.

Já a psiquiatra do Núcleo de Estudos Mulher e Saúde (NEMS), Gislene Valadares, que convidou o especialista, diz que o workshop discute também a formação dos profissionais da Psiquiatria. “Como o número de mulheres que desenvolvem patologias psiquiátricas continua aumentando, há a necessidade de um atendimento clínico diferenciado, com o foco de gênero também na saúde mental”, justifica.

A palestra é promovida pelo NEMS e pelos departamentos de Medicina Preventiva e Social e de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG. O apoio é do Projeto Passagem, do Cememor, além do Acriar e do Amefi, projetos sediados no Hospital das Clínicas da UFMG, e da Associação Mineira de Psiquiatria (AMP).

As inscrições para os participantes do apoio à palestra são gratuitas até o dia 17 de setembro.

Outras informações e inscrições: 3409-9814 / 9122-8616 / 9198-9938.

(Última atualização às 16h20 do dia 06/09/2012)

    Contador de visitas: 188 visualizações

    Veja também: