agario - agario private server - fancy text
Professor fala sobre luz artificial e metabolismo na Reunião da SBPC – Faculdade de Medicina da UFMG

Notícias Externas

Professor fala sobre luz artificial e metabolismo na Reunião da SBPC


Publicado em: AgendaExternas - 12 de julho de 2017

 A influência de luzes de telas de computador, tablets e smartphones na saúde, será tema de mesa-redonda no primeiro dia das discussões científicas da 69º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será aberta na próxima semana, no campus Pampulha da UFMG.

Convidado da mesa, o professor aposentado do Departamento de saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG, Almir Tavares, falará sobre os efeitos da luz artificial e o sono.

O professor explica que a alta exposição a luzes artificiais acarreta em diversos problemas relacionados à qualidade do sono. “Essa exposição fragmenta o sono das pessoas e produz uma vigília durante o dia. É um problema mundial sério e que afeta principalmente os adolescentes, que naturalmente gostam de dormir mais tarde”, conta.

A mesa-redonda “Efeitos da luz artificial sobre o metabolismo: problemas e soluções” será coordenada pelo professor do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), Pedro Augusto Carlos Magno Fernandes. Ele é doutor e atua na área de Fisiologia Geral com ênfase em Cronobiologia, Neuroimunomodulação e Farmacologia.

A mesa conta ainda com a participação das professoras Fernanda Gaspar do Amaral (Unifesp) e Maria da Paz Loayza Hidalgo (UFRGS). Fernanda falará sobre luz pineal, melatonina e cronobiologia, e Maria da Paz abordará a luz artificial e o metabolismo.

A mesa-redonda  vai buscar soluções possíveis para os problemas apresentados, será das 15h30 às 18h de 17 de julho, segunda-feira, no auditório A 104 do CAD 2, no campus Pampulha da UFMG. A participação como ouvinte é gratuita.

Reunião Anual da SBPC
A 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior evento científico do hemisfério sul, será realizada na UFMG de 16 a 22 de julho com o tema “Inovação – Diversidades – Transformação”.

A expectativa é receber, no campus Pampulha, cerca de 10 mil pessoas por dia, do Brasil e do exterior, de diversas áreas do conhecimento. A reunião integra as comemorações dos 90 anos da UFMG, que serão completados em 7 de  setembro deste ano.

Mais informações na página do evento.

    Contador de visitas: 818 visualizações

    Veja também: