Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Professor de Massachusetts fala sobre a sepse


Publicado em: Notícias - 30 de novembro de 2010

Professor Douglas Golenbock, da Universidade de Massachusetts

A Faculdade de Medicina da UFMG recebe, no próximo dia 6 de dezembro, o professor Douglas Golenbock, da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, que proferirá palestra sobre a sepse. Professores, pesquisadores e alunos matriculados em qualquer período do curso de Medicina podem assistir à aula do professor, que é chefe da Divisão de Doenças Infecciosas e Imunologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts.

De acordo com a professora Andréia Rocha, do Laboratório de Pesquisa em Bacteriologia do Departamento de Propedêutica Complementar da Faculdade de Medicina da UFMG, a sepse, resposta inflamatória sistêmica à infecção por microrganimos, é uma síndrome com mortalidade elevada, cuja fisiopatologia ainda não está completamente esclarecida.

“O doutor Douglas Golenbock discutirá a resposta imunológica na sepse com ênfase na imunidade inata e no papel dos receptores do tipo toll (TLRs). Isto possibilitará um melhor entendimento dos mecanismos moleculares e fisiopatológicos envolvidos na doença”, explica

A palestra é promovida pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Ieat/Fundep) e organizada pelo Laboratório de Imunoparasitologia do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB) e pelo Laboratório de Pesquisa em Bacteriologia do Departamento de Propedêutica Complementar da Faculdade de Medicina da UFMG.

O evento acontece a partir das 19h, no anfiteatro Amilcar Viana, sala 34. Haverá tradução simultânea para a palestra, que é gratuita.

Outras informações: Laboratório de Pesquisa em Bacteriologia – 31 3409 9784

    Contador de visitas: 195 visualizações

    Veja também: