Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


O professor titular do departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da UFMG, Marcio Nehemy, foi premiado durante o XII Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa, em São Paulo. O evento foi realizado entre os dias 30 de maio e 2 de junho e contou com mais de quatro mil especialistas do Brasil e exterior.

Professor Marcio Nehemy (à direita) é premiado durante XII Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa.

O reconhecimento foi pela técnica intitulada “Vitrectomia em olho com ceratoprótese permanente e descolamento de retina com PVR avançada”, vencedora da “categoria especial” do Congresso.

De acordo com o professor Nehemy, a ceratoprótese funciona como uma córnea artificial, utilizada em casos muito graves, nos quais o transplante de córnea não funciona. “Ela frequentemente possibilita a recuperação parcial da visão dos pacientes, permitindo, por exemplo, que possam ter uma vida independente. Quando um olho com ceratoprótese apresenta descolamento de retina, entretanto, a situação adquire uma gravidade extrema, que é considerada sem solução”, explica . O procedimento apresentado por ele permitiu a “recolocação da retina em seu lugar e a recuperação parcial da visão”.

 

    Contador de visitas: 110 visualizações

    Veja também: