Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Professor da Medicina recebe homenagem póstuma


Publicado em: Notícias - 8 de Abril de 2011

O ex-professor do Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal, João Henriques de Freitas Filho, recebe uma homenagem póstuma nesta sexta-feira, 8.

A Fundação Douglas Andreani, instituição sem fins lucrativos, voltada para o desenvolvimento de programas de educação avançada baseados nos valores humanos, inaugura a sala de Filosofia “Dr. João de Freitas”. A cerimônia será realizada às 18h, no museu Vila Antiga, em Campinas, São Paulo.

Na mesma oportunidade, será lançado o livro Abecê da Filosofia – Sobre o Homem e as coisas, de autoria do professor, que estava sendo editado quando ele faleceu, em novembro de 2010.

Biografia

João de Freitas se formou na Faculdade de Medicina da UFMG em 1945. Foi assistente do professor Luigi Boglioglo, e primeiro docente da disciplina de Medicina Legal e Deontologia, em 1964, dentre outras. À época era assistente voluntário, depois livre-docente, quando defendeu tese dedicada ao Prof. Liberato José DiDio, e, posteriormente, ascendeu a professor titular de Patologia Geral. Consultor ad hoc do CNPq, integrou também a Academia Mineira de Medicina e o Ateneu Mineiro (Centro de Estudos Literários).

 

 

    Contador de visitas: 349 visualizações

    Veja também: