Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


O professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina, Francisco Panadés Rubió, é um dos personagens do documentário “Ventos de Valls”, que será exibido em Belo Horizonte no dia 13 de abril, às 19 horas, no Cine 104 (Praça Ruy Barbosa, 104, Centro), dentro da mostra “O Cinema de BH”.

O filme, do diretor Pablo Lobato (que estará presente na sessão), foi lançado na última Mostra de Cinema de Tiradentes. A obra resgata o retorno dos membros da família Panadés ao pequeno município de Valls, na região da Catalunha, depois de mais de cinquenta anos de imigração para o Brasil. Pela necessidade de se refugiar no contexto da Guerra Civil Espanhola, eles deixaram o país de origem.

O professor Francisco Panadés Rubió é um dos personagens do documentário Ventos de Valls. Foto: Bruna Carvalho.

“Juntos, reavivamos nossas memórias, recuperando fatos e dados que já iam se perdendo na poeira do tempo”, comenta Francisco Panadés Rubió, sobre a experiência vivenciada com os irmãos. “Foi possível, coletivamente, olhar para trás e perceber mais conscientemente que trilhamos o caminho que todo ser humano e a humanidade, enquanto um imenso coletivo, percorre, e que, dentre outros fenômenos, caracteriza-se pelo exercício e desenvolvimento da capacidade de resiliência. Damos saltos, a cada trauma ou tragédia vivida. É aquela famosa frase: dentre mortos e feridos, salvaram-se todos”.

(Notícia atualizada em 12/04/2013, às 7h33)

 

    Contador de visitas: 138 visualizações

    Veja também: