Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Francisco Campos, penúltimo em pé, da esquerda para a direita.

Único brasileiro a fazer parte do conselho consultivo da formação da Escola de Saúde Pública de Harvard, o professor e diretor do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG (Nescon), Francisco Campos, esteve no início do mês em Boston (EUA) para o Fórum de Ministros da Saúde.

O evento, promovido pela Escola, reuniu ministros de diversos países da África, Sudeste da Ásia e América Latina e Caribe. Francisco é responsável pela construção do currículo do programa, acompanhamento do progresso das autoridades participantes na condução dos sistemas de saúde de seus países, entre outras atribuições, ao lado de outros 17 membros do comitê.

Entre os principais temas discutidos durante o encontro estão liderança transformacional, análise de políticas, distribuição de recursos, priorização da saúde materno-infantil, entre outros. Foi criado ainda um grupo de especialistas constituído por formadores nas áreas de Saúde e Economia que, com base em suas próprias experiências, orientarão líderes de governo de todo o mundo.

Um fórum similar a este foi conduzido em junho do ano passado, pela mesma instituição, para ministros da Saúde e Economia indianos e de países da África subsaariana. A iniciativa buscou despertá-los para a necessidade de elevar a saúde à condição de pedra fundamental do desenvolvimento de qualquer país. Campos também integrou o conselho consultivo da formação.

Saiba mais sobre o Fórum de Ministros da Saúde.

    Contador de visitas: 273 visualizações

    Veja também: