Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Professor da Faculdade lança livro sobre a história da pediatria em Minas Gerais


Publicado em: ExternasNotícias - 18 de dezembro de 2017

O professor Emérito Edward Tonelli é um dos idealizadores do livro. Foto: Carol Morena

O professor Emérito da UFMG e aposentado do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina, Edward Tonelli e o pediatra José Guerra Lages criaram o livro “História da Pediatria em Minas Gerais”, lançado em novembro, em comemoração aos 70 anos da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP).

A obra, elaborada em cerca de nove anos, reúne seis sessões que se dividem entre o surgimento da pediatria no mundo, no Brasil e em Minas Gerais. “Nos capítulos sobre o estado, discorremos a história a partir do surgimento da Faculdade em 1911 e dos primeiros hospitais pediátricos, dos quais muitos nem existem mais”, explica Tonelli. Esses capítulos foram divididos em 43 cidades mineiras, escritos por 85 pediatras colaboradores das respectivas localidades.

O professor Emérito aponta o livro como uma boa oportunidade tanto para os estudantes da área como para os profissionais, já que muitos desconhecem a história, devido à inexistência de livros que a contem ou pela dificuldade de reunir essas informações. “Poucos estados tem um livro sobre a história da pediatria. Com esse tipo de abordagem, considerando desde os primórdios da especialidade no mundo, possivelmente é só esse”, afirma Tonelli.

O livro também tem um capítulo com narrativas sobre ocorrências pediátricas dos anos 1950 a 1980, incluindo epidemias como poliomelite e meningite meningocócica. Para o professor, esse é outro diferencial, pois muitos pediatras não irão mais ouvir falar sobre elas.

O livro

De acordo com Tonelli, as sessões sobre Minas Gerais contam de forma aprofundada sobre a especialidade nas diferentes cidades mineiras, escolhidas por serem polos regionais de saúde, com a pediatria presente nas últimas décadas e onde foi possível levantar todos os dados necessários. Ainda há um destaque maior sobre essa especialidade nos quatro principais centros de formação de pediatras do estado: Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia e Uberaba.

“A pediatria só deslanchou no país a partir das décadas de 50 e 60, devido ao crescimento da população. Anterior ao surgimento, as crianças costumavam ser atendidas por farmacêuticos. Anos depois é que foram atendidas por clínicos gerais e, só então, por pediatras”, discorre Tonelli. “Pedimos aos autores dos capítulos que contassem como ocorreu essa transição nas suas respectivas cidades”, continua.

Onde encontrar

Foto: Carol Morena

O livro está disponível na Sociedade Mineira de Pediatria, onde os idealizadores da obra foram presidentes, além de serem fundadores da Academia Mineira de Pediatria. Tanto os associados da (SMP), que têm direto ao livro, quantos os demais interessados em adquirir a obra devem procurar a secretaria da Sociedade.

O exemplar do livro também estará disponível para consulta na Biblioteca J. Baeta Vianna do campus Saúde da UFMG.

    Contador de visitas: 344 visualizações

    Veja também: