Notícias Externas

Primeira turma do internato rural de Medicina da UFMG é tema de aula aberta


Publicado em: AgendaExternas - 14 de maio de 2018

Na próxima sexta-feira, 18 de maio, a primeira turma do internato rural da Faculdade de Medicina da UFMG será tema da disciplina História da Medicina, oferecida pelo Centro de Memória da Faculdade (Cememor). O convidado para falar sobre o assunto é o coordenador do Cememor e professor Departamento de Pediatria da Unidade, Luciano Amedee Peret Filho.

A aula será às 11h30, na sala s146, no andar subsolo da Faculdade de Medicina da UFMG, em frente ao Laboratório de Anatomia Humana, e é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

De acordo com o professor Luciano, o internato rural, hoje chamado de internato em saúde coletiva, apareceu junto com a reforma curricular da Faculdade, em 1974. O ensino era mais centralizado nas enfermarias e ambulatórios e passou a ser mais prático. “Os alunos iam para as cidades do interior, no norte de Minas e Vale do Jequitinhonha e passaram a ter contato com a realidade. Além disso, serviu para verificar como estava o funcionamento do currículo na Faculdade”, comenta.

Luciano Amedee, que em 1978 fez parte da primeira turma do internato, lembra que houve resistência na implementação da disciplina. “Existia uma dificuldade, tanto no ponto de vista financeiro quanto no de professores, eram apenas dois que tinham que passar por todas aquelas cidades. Além disso, uma parte da turma não queria que tivesse o internato rural, porque não queriam prolongar o curso. Mas uma parte bateu o pé, forçou e, juntamente com a Congregação da Faculdade, conseguiu dar início”, comenta.

Na aula, serão apresentados aspectos e fotos da primeira turma do internato rural que, neste ano, completa 40 anos de existência.

História da Medicina

O Cememor oferece a disciplina História da Medicina, em que são discutidos temas como nascimento da ciência moderna e o desenvolvimento do método científico, a ciência contemporânea e seus desafios, a pesquisa e a discussão sobre novas fontes de história, por professores convidados. A disciplina é ofertada como optativa e de formação livre dentro do sistema da UFMG.

Confira a programação: https://site.medicina.ufmg.br/cememor/disciplina-historia-da-medicina/

Mais informações: Cememor – 3409 9106

 

    Contador de visitas: 184 visualizações

    Veja também: