Prêmio Capes de Teses será entregue no dia 10


Publicado em: Notícias - 8 de julho de 2008

A médica Sônia Lânski, vencedora do Prêmio Capes 2007 na categoria Saúde Coletiva, vai ser agraciada oficialmente na noite do dia 10 de julho, em Brasília (DF). A distinção às teses consideradas como as melhores do ano anterior à sua outorga é entregue a seus autores e orientadores.

A premiação é referente à tese de doutorado “Mortalidade perinatal evitável em Belo Horizonte, 1999: desigualdades sociais e o papel da assistência hospitalar à gestante e ao recém-nascido”, produzida junto ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFMG.

A pesquisa, que mostra que a asfixia durante o parto é uma das principais causas evitáveis de mortalidade perinatal, foi orientada pela professora Elisabeth Barboza França e co-orientada por Cibele Comini César e Maria do Carmo Leal.

Além de premiar as melhores teses escolhidas (Grandes Prêmios Capes e Prêmios Capes) e homenagear os pesquisadores brasileiros de grande destaque em publicações científicas, citações e formação de pós-graduados (Prêmios Scopus-Elsevier), a solenidade também comemora os 57 anos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.

Dos 40 programas agraciados, de todo o País, quatro são da UFMG: Física, Parasitologia, Ciências Farmacêuticas e Saúde Coletiva.

Na tarde do mesmo dia a Capes realiza seminário para convidados, no qual será revisto e analisado o novo papel da Capes e o impacto social de seus programas para o aprimoramento da formação de professores de ensino básico e de pós-graduação.

Leia mais
Pesquisa da Saúde Pública recebe Prêmio Capes de Teses – 18 de fevereiro de 2008

Redação: Luciana Carvalho – Estudante de Jornalismo

    Contador de visitas: 203 visualizações

    Veja também: