Film İzle | karımı gördünüz mü izle
Prae lança chamadas para apoiar projetos de estudantes da UFMG – Faculdade de Medicina da UFMG

Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Internas

Prae lança chamadas para apoiar projetos de estudantes da UFMG


Publicado em: InternasOportunidades - 28 de Março de 2018

Em sua terceira edição, iniciativa concederá aporte de até R$ 2 mil para cada proposta selecionada

Iniciativas e projetos acadêmicos de estudantes de graduação podem ser inscritos, até 30 de abril, para concorrer a recursos de duas chamadas lançadas nesta semana pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). As candidaturas devem ser apresentadas por estudantes organizados em coletivos, grupos de estudos e pesquisas, observatórios, projetos, programas e similares.

Em seu terceiro ano consecutivo, as chamadas contemplam duas vertentes: Apoio a Propostas de Ação Afirmativa, que deve tematizar ações no âmbito da Universidade, e Apoio a Iniciativas e Projetos Acadêmicos de Estudantes de Graduação, que se destina a produções de natureza técnica, científica, artística e cultural.

O aporte às atividades visam a contribuir para o enriquecimento da formação dos alunos e para o fortalecimento do protagonismo estudantil. As inscrições devem ser feitas pelo endereço chamadaspraeufmg@gmail.com com base nos editais Apoio a Propostas de Ação Afirmativa e Apoio a Iniciativas e Projetos Acadêmicos de Estudantes de Graduação. Cada proposta aprovada receberá aporte de até R$ 2 mil.

Ações afirmativas
De acordo com a Resolução 17/2015, do Conselho Universitário, consideram-se ações afirmativas as políticas orientadas para o combate às desigualdades e para a garantia do princípio de equidade de direitos entre estudantes e para o enfrentamento de discriminações que comprometem sua permanência e seu desenvolvimento pleno na universidade, como racismo, sexismo, machismo, homofobia, transfobia e capacitismo.

As propostas de atividades financiáveis na chamada, a serem realizadas obrigatoriamente no âmbito da UFMG, devem contemplar as seguintes atividades: ciclo de estudos, colóquio, conferência, congresso, debate, encontro acadêmico, exposição, fórum, jornada, mesa-redonda, mostra, palestra, semana de estudos, seminário, simpósio, workshop e similares.

No ano passado, foram apoiados o workshop Mídia e racismo, o projeto Troca de saberes, que previa o diálogo entre as mulheres da Ocupação Izidora e estudantes da UFMG sobre feminismo e a construção do espaço, a primeira edição do fórum Saúde, gênero e empoderamento, o projeto Preta poeta, o segundo encontro EnegreSer Descolonizando o corpo e a arte, entre outras atividades. 

Veja a lista completa.

Projetos estudantis
As iniciativas e os projetos acadêmicos financiáveis nesta chamada devem se caracterizar como produções de natureza técnica, científica, artística e cultural propostas, geridas e realizadas exclusivamente por estudantes da UFMG, regularmente matriculados e frequentes em curso de graduação presencial.

Entre os projetos da modalidade já apoiados pela Prae estão a 33ª Semana de Engenharia Química, a segunda edição do Workshop de tecnologia e inovação agropecuária, a terceira edição da Competição de robôs autônomos, o quinto Simpósio de Biomedicina, o seminário Dança e resistência e educação: por uma pedagogia dançante, o seminário Arte-educar: narrativas de si e aprendizagem biográfica.

Acesse a lista completa.

Redação: Cedecom/UFMG

    Contador de visitas: 34 visualizações

    Veja também: