Notícias Internas

Plataforma integra Faculdade e Hospital para submissão de projetos


Publicado em: InternasPesquisa - 23 de janeiro de 2018

Sistema online pretende eliminar o uso do papel. Foto: Reprodução – Pixabay

Já está em funcionamento o novo Sistema de Submissão de Projetos (SISPq), plataforma que gerencia globalmente o protocolo de andamento do trâmite de aprovação de pesquisas de graduação, iniciação cientifica, e pós-graduação, mestrado e doutorado para a Faculdade de Medicina da UFMG.

O sistema foi desenvolvido pelo Centro de Informática em Saúde (Cins), em parceira com o Centro de Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFMG (CPq) e o Hospital das Clínicas da UFMG, e surgiu a partir da necessidade de automatização e agilidade do processo interno de avaliação dos processos de pesquisa, tornando todos os passos virtuais.

Processo
De acordo com o professor Fernando Reis, coordenador do CPq, a plataforma facilita ainda o fluxo entre a unidade acadêmica que é a Faculdade de Medicina da UFMG, e a unidade funcional, que é o Hospital das Clínicas da UFMG, ligada à prática.

O sistema tem acesso personalizado para professores e avaliadores, por meio do login Minha UFMG. Segundo o professor Fernando, a plataforma pretende excluir o papel e agilizar o processo. “O pesquisador poderá acessar o sistema diretamente pelo Minha UFMG. Então é só carregar os documentos que ele já submeteria à avaliação. A partir desse momento todos que precisam ver, analisar ou submeter algum projeto terão acesso aos formulários online”, explica.

Treinamento
O Cins fornecerá treinamento aos secretários dos departamentos e Secretaria Geral da Faculdade de Medicina da UFMG e setores do Hospital das Clínicas da UFMG. Devido à instintividade e fácil manipulação da ferramenta, as capacitações serão ministradas sob demanda. Os programadores e técnicos responsáveis pelo desenvolvimento da plataforma estarão à disposição dos departamentos para eventuais dúvidas sobre o SISPq.

Em caso de dúvidas e solicitação de treinamento, entrar em contato com Joabe, pelo telefone 3409 9928.

Orientações

Para acessar a plataforma, siga os passos a baixo:

1. Acesse o link https://intranetnova.medicina.ufmg.br;
2. Escolha a forma de login, minhaUFMG, Google ou Yahoo, e insira os dados, nome de usuário e senha;
3. Clique em SISPq, na coluna à esquerda;
4. Acesse o menu Projeto > Cadastrar e siga os passos do cadastro.

Cada tela tem um botão Ajuda, detalhando os passos e esclarecendo as dúvidas mais comuns.

Fluxograma de submissão de projetos.

 

    Contador de visitas: 351 visualizações

    Veja também: