Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Pesquisadores da UFMG têm acesso franqueado aos periódicos da editora Karger


Publicado em: ExternasNotícias - 26 de agosto de 2015

Os pesquisadores da UFMG cadastrados no Portal de Periódicos da Capes têm acesso franqueado, durante seis meses, à base completa de publicações da Karger Medical and Scientific Publishers. Com sede na Basileia, Suíça, a editora publica 103 periódicos, sobretudo das áreas médica e biomédica. Atualmente, 20 deles estão disponíveis no Portal da Capes.

A iniciativa foi acordada em recente visita da presidente da editora, Gabriella Karger, à UFMG, quando foi recebida pela pró-reitora de Pesquisa, professora Adelina Reis, e pelo diretor de Produção Científica, professor Sergio Dias Cirino. Ela esteve acompanhada do diretor de vendas da editora, Joachim Flickinger, e do representante no Brasil, Victor Carvalho.

“Estou impressionada com a estrutura e o estágio de desenvolvimento de pesquisa da UFMG” disse Gabriella Karger. A editora tem mantido contatos com algumas das mais importantes universidades brasileiras. “O objetivo de nossa visita foi estreitar a relação com a UFMG, conhecer o funcionamento de sua produção científica e também mostrar nossos processos”, comentou Victor Carvalho.

A empresa suíça informou que avalia possibilidades de implantar projeto piloto na UFMG de um curso de redação e publicação científica e estuda uma forma de participar da Semana do Conhecimento. De acordo com Joachim Flickinger, “esta é uma oportunidade singular de atuar no fomento e na divulgação da pesquisa para a sociedade”. A Semana do Conhecimento é evento anual aberto às comunidades interna e externa à UFMG, com apresentação de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão.

O acesso às publicações é feito por meio do website da Karger, cujo sistema tem registrados os IPs dos computadores vinculados à UFMG. Os pesquisadores podem clicar em Journals (no alto, à esquerda) ou emAdvanced search (à direita). Nos computadores com acesso liberado, o nome da UFMG aparece no topo da página da editora. Dúvidas devem ser encaminhadas para Victor Carvalho, pelo e-mail victor.carvalho@dotlib.com ou pelo telefone (11) 3253.7553.

A Karger Medical and Scientific Publishers é uma das principais editoras internacionais focadas em Medicina. Fundada há 125 anos e baseada em tradição familiar, publica títulos científicos especializados em mais de 40 especialidades médicas. Seus conteúdos estão presentes globalmente em instituições de referência e consórcios nacionais, e a editora mantém parceria ativa com mais de 70 sociedades médicas internacionais e suas publicações oficiais.

Com Centro de Comunicação da UFMG.

    Contador de visitas: 502 visualizações

    Veja também: