Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Professora do Departamento do Aparelho Locomotor, Adriana Maria Kakehasi

Um projeto de investigação básica em artrite reumatoide desenvolvido por professores, graduandos e alunos da pós-graduação da Faculdade de Medicina da UFMG foi premiado durante a edição 2012 do Congresso Americano de Reumatologia, no último dia 13 de novembro, em Washington. O estudo contribui para a melhor compreensão do complexo processo inflamatório da doença.

O projeto recebeu o disputado prêmio da Liga Panamericana de Asociaciones de Reumatología, o Panlar, ao qual concorreram pesquisadores em todas as Américas. A professora do Departamento do Aparelho Locomotor, Adriana Maria Kakehasi, explica que a premiação foi destinada a duas categorias: área básica e clínica.

“Ganhamos o da área básica. Será uma quantia em dinheiro para conduzirmos a pesquisa. Nosso projeto pretende continuar o estudo das vias de sinalização intracelular em fibroblastos da membrana sinovial de pacientes com artrite reumatoide”, conta. A doença, que acomete cerca de 1% da população, pode evoluir e causar deformidades articulares e perda da capacidade funcional.

Para a professora, o estudo coloca a Faculdade de Medicina da UFMG em consonância com linhas de pesquisa em reumatologia que estão em desenvolvimentos nos maiores centros acadêmicos do mundo.

O projeto de pesquisa será desenvolvido pela equipe da qual a professora Adriana é integrante com a colaboração dos professores Marcus Vinicius Melo de Andrade e José Renan da Cunha Melo, além de estudantes de pós-graduação e graduação. A pesquisa é realizada no Laboratório Professor Lineu Freire, que fica no segundo andar da Faculdade.

    Contador de visitas: 153 visualizações

    Veja também: