Acesso interno

Pesquisador de Harvard ministra palestra sobre Yogaterapia na Faculdade

Evento, aberto ao público, debate pesquisas sobre a influência da yoga na vida das pessoas


    14 de agosto de 2019 - , , , ,


    Pesquisador desde os anos 70 sobre o estilo de vida do yoga, Sat Bir Singh Khalsa, ministra palestra na Faculdade de Medicina da UFMG. Abordando a temática “Yoga and Yoga Therapy: The Biomedical Science and Clinical Trial Evidence”, o também professor da Harvard Medical School, estará na Instituição no dia 4 de setembro no Salão Nobre.

    A palestra será das 11h30 às 12h20 e, para participar, é necessário inscrever-se previamente pelo formulário que ainda será disponibilizado. O evento conta com tradução simultânea.

    O trabalho do especialista se debruça sobre diversos aspectos da yoga. Desde 2001, o pesquisador passou a se dedicar aos estudos sobre a efetividade das práticas de yoga e meditação na melhora da saúde física e mental. Atualmente, aprofundou suas pesquisas e tem avaliado a eficácia da yoga dentro do currículo acadêmico das escolas públicas.

    O evento é realizado pelo Programa de Terapias Complementares, coordenado pelo professor Rubens Tavares do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina; o Projeto Kundalini Yoga: Estilo de Vida e Saúde Mental, coordenado pela docente Maria Cristina Rosa, do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG; a Associação de Amigos do Kundalini Yoga (Abaky) e o Núcleo Avançado de Saúde Ciência e Espiritualidade – NASCE UFMG.

    Kundalini Yoga na UFMG

    Desde 1971, Sat Bir Singh Khalsa pratica o estilo de vida do yoga e é um instrutor certificado de Kundalini Yoga , modalidade ofertada na UFMG. No campus Saúde ela é uma oferta do Programa Terapias Complementares e direcionada aos pacientes do Hospital das Clínicas, estudantes de Medicina ou de pós-graduação da UFMG e população externa. Já no campus Pampulha, há o projeto Kundalini Yoga: Estilo de Vida e Saúde Mental . 

    Os interessados poderão procurar o Centro de Extensão (Cenex) de qualquer unidade.