Pesquisador da Medicina é 1º lugar em Congresso

Publicado em: Notícias - 6 de outubro de 2011

Uma tese de doutorado desenvolvida na Faculdade de Medicina da UFMG ganhou reconhecimento durante o VI Congresso de Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais. O estudo “Fatores relacionados ao declínio funcional, cognitivo e mortalidade em pacientes idosos com depressão e demência” é de autoria de Fausto Aloísio Pedrosa Pimenta, e teve orientação de Nilton Alves de Rezende e coorientação de Edgar Nunes de Moraes, ambos professores do departamento de Clínica Médica.

O prêmio foi de primeiro lugar no temário “Geriatria”, modalidade “Tema Livre” do evento que foi realizado em agosto, na cidade de Ouro Preto (MG).

Defendida junto ao programa “Saúde do Adulto” da Faculdade de Medicina, a tese revelou que tratar alguns problemas de saúde como hipertensão arterial, distúrbios do sono e elevada concentração de gorduras no sangue pode ser eficaz no combate à demência e à depressão de início tardio em idosos.